30.04.20

Glossário de emoções: ansiedade

Manter uma rotina, fortalecer a espiritualidade e expressar os sentimentos são as melhores maneiras de superar esses dias em casa

Manter uma rotina, fortalecer a espiritualidade e expressar os sentimentos são as melhores maneiras de superar esses dias em casa

Glossário de emoções: ansiedade

Meses atrás, se alguém lhe dissesse que o mundo inteiro enfrentaria uma epidemia mundial e que uma parte muito grande da população teria de ficar em isolamento social, você acreditaria? Pois é essa a realidade que ainda estamos vivendo.

Além de tomarmos todos os cuidados para frear a propagação do novo coronavírus, temos de lidar com a incerteza e o distanciamento entre as pessoas, que podem aumentar a ansiedade e outras sensações como preocupação e medo.

A psicóloga Karolina Vargas, do Centro de Inclusão do Colégio Medianeira, explica que a ansiedade é um sentimento vago e desagradável, caracterizado por apreensão e tensão. Pode, também, causar algumas reações físicas como taquicardia, palpitações, dores de cabeça, entre outros.

“É importante destacar que a ansiedade é um transtorno e deve ser diagnosticado por um profissional, porém, diante do contexto que estamos vivendo, é natural apresentarmos sintomas de ansiedade, o que não necessariamente se encaixa dentro do quadro psíquico do transtorno”, ressalta a profissional.

— Caso você esteja se sentindo ansioso além do comum, tendo medo excessivo, pensamentos negativos, não esteja conseguindo dormir e apresentando sintomas físicos, é importante procurar ajuda profissional. Mas, além disso, para este período de quarentena, busque informações em fontes confiáveis e se lembre sempre: o excesso de informações pode causar ainda mais ansiedade.

Ansiedade na infância

A psicóloga acrescenta que as crianças não estão isentas do impacto da pandemia, fazendo com que elas também apresentem sintomas de ansiedade. “Para elas esse período se torna ainda mais desafiador, pois estão tendo de conviver num espaço restrito, não estão indo à escola e nem fazendo aquilo que estavam habituadas”, explica Karolina.

A médica endocrinologista Geísa Cunha, mãe do Lucas do 7º ano do Colégio Medianeira, conta que sua família está driblando a ansiedade com atividades e momentos diários que os aproximam. “Estamos lendo livros, brincando de jogos de tabuleiro ou assistindo filmes juntos (cada dia um membro da família escolhe o programa), jogamos peteca ou ping-pong quase todos os dias. Também oramos juntos e procuramos conversar com as crianças sobre as dificuldades que aparecem”.

Karolina diz que a tática da médica está correta, pois, para lidar com os pequenos durante este momento e amenizar a ansiedade é importante que os adultos se organizem, elaborem uma nova rotina que inclua as crianças, procurem manter horário para acordar e dormir, consumir refeições saudáveis e reservar tempo para estudar, ler e brincar.

“Converse com seus filhos sobre o que estamos vivendo, limite e acompanhe as informações que recebem neste período e procure responder as dúvidas que apresentarem. Não amedronte as crianças, mostre que a pandemia vai passar e que, em breve, voltaremos à nossa rotina”, afirma a psicóloga.

Reforço da espiritualidade

O padre Agnaldo Duarte, S.J., acredita que a espiritualidade pode nos ajudar a evitar a ansiedade, porque é uma forma de reatar o contato com a nossa interioridade e tomar consciência da realidade, além de nos oferecer ferramentas para enfrentar com paciência e esperança este momento.

— A pandemia provocada pelo novo coronavírus veio transformar nossas vidas. É um tempo novo, de parada e recolhimento, que pode ser também uma oportunidade para descobrir a nossa liberdade interior e exercitar a fé, a esperança e a confiança. Assim, a espiritualidade nos faz mais sensíveis à presença de Deus, que age na nossa vida e na história dos povos.

O religioso esclarece que o fortalecimento da espiritualidade pode acontecer de diversos modos, por exemplo: através do acesso a canais, site, redes sociais, revistas, livros e plataformas digitais confiáveis, que dispõem de um conjunto de propostas de reflexão e oração. “Tudo isso pode nos ajudar a viver melhor este tempo”.

Este texto faz parte do nosso Glossário de Emoções, compilado de conteúdos sobre sentimentos que têm feito parte do dia a dia de pais e estudantes durante a pandemia. Acompanhe as próximas postagens e compartilhe com a gente outras sensações que você tem vivido – e sobre as quais gostaria de ler mais.

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