Glossário de emoções: gratidão
O momento é de agradecer o empenho dos professores em manter a qualidade do ensino em meio a uma pandemia.
[fusion_builder_container admin_label=”Intro” hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”no” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”no” status=”published” publish_date=”” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”90px” padding_right=”” padding_bottom=”20px” padding_left=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”2_3″ spacing=”yes” center_content=”no” hover_type=”none” link=”” min_height=”” hide_on_mobile=”no” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” undefined=”” background_repeat=”no-repeat” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”30px” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_imageframe image_id=”29642|full” max_width=”” style_type=”none” blur=”” stylecolor=”” hover_type=”none” bordersize=”0px” bordercolor=”” borderradius=”0″ align=”center” lightbox=”no” gallery_id=”” lightbox_image=”” lightbox_image_id=”” alt=”” link=”” linktarget=”_blank” hide_on_mobile=”no” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=””]http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/07/MEDIANEIRA-Glossario-de-emoções_blog-capa_gratidão.png[/fusion_imageframe][fusion_separator style_type=”none” top_margin=”40″ alignment=”center” /][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]
O momento é de agradecer o empenho dos professores em manter a qualidade do ensino em meio a uma pandemia.
[/fusion_text][fusion_separator style_type=”single solid” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”#ef9a3d” top_margin=”15px” bottom_margin=”35px” border_size=”1px” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”170px” alignment=”center” /][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]
Glossário de emoções: gratidão
O momento é de agradecer o empenho dos professores em manter a qualidade do ensino em meio a uma pandemia
Perante um contexto tão complicado quanto o da pandemia da Covid-19, parece estranho perceber que somos gratos por alguma coisa. Entretanto, desde o começo do surto do novo coronavírus pelo mundo, muitas pessoas estão refletindo mais sobre suas próprias vidas e até expressando mais seus sentimentos nas redes sociais.
Para termos uma ideia, segundo uma verificação interna do Twitter, a palavra “obrigado/a” (e suas variantes como “brigado”, “brigada”, “grato”, “grata”, “agradecido”, “agradecida”) foi citada em quase 10 milhões de tweets só até abril deste ano. O termo foi 49% mais usado do que antes da Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar a pandemia.
Provavelmente os profissionais que mais têm recebido declarações de gratidão, logo após os trabalhadores da saúde, são os professores. Com os filhos em casa em período integral desde a suspensão das aulas presenciais em meados de março, mães e pais não se cansam de dizer o quanto têm valorizado os professores dos pequenos.
A coordenadora pedagógica Eliane Dzierwa Zaionc conta que o Colégio Medianeira tem recebido várias manifestações de estudantes e famílias expressando o reconhecimento deste esforço em sempre fazer o melhor na transição para o ensino remoto. “Já me emocionei muitas vezes ao ler e presenciar nas lives esta gratidão aos professores.”
Para Maria Teresa Reali Santana, mãe de André Luís Santana Reali (2°D) e Francisco Santana Reali (8°C), os professores têm sido da maior importância. “Deles depende o bom andamento e a motivação por parte dos alunos para aulas a distância. No Medianeira, a grande maioria dos professores se reinventou e buscou maneiras de deixar as aulas mais leves e atrativas. Por isso, gostaria de agradecer o empenho dos professores e de toda a equipe da escola, imagino que não está sendo fácil organizar tudo a distância”.
O poder da adaptação
Os docentes estão passando por uma fase completamente nova em suas vidas. Em pouco tempo, tiveram de se adaptar para manter o ensino de forma remota, de dentro de suas casas, num cenário completamente diferente do que estão acostumados. Muitos precisaram aprender a utilizar a tecnologia do zero, e mesmo quem entendia um pouco mais de informática teve de dominar rapidamente ferramentas como Teams, Zoom, Google for Education e Classroom.
Além disso, quem nunca tinha feito vídeos foi obrigado pelas circunstâncias a romper a barreira não apenas tecnológica, mas psicológica, porque mesmo as pessoas mais desenvoltas podem ter dificuldade de falar para uma câmera. Tudo isso em um momento de incertezas, inseguranças e mudanças de rotinas domésticas. Sem esquecer que muitos professores também têm filhos em casa.
Priscila Louise Leyser Santin, mãe do Lucas Leyser Santin (9º ano) e do Marcelo Leyser Santin (7º ano) fala que percebe uma movimentação muito grande de professores e do colégio como um todo não só para manter uma rotina com os estudantes, mas também para ensinar novos conceitos e conteúdos.
“Se compararmos as primeiras aulas e materiais disponibilizados com os de agora, é notória a evolução. Esse desenvolvimento só foi possível graças a dois pilares: escola comprometida e professores engajados. Como professora sei o quanto aumentou o volume de trabalho para quem ensina e o quanto eles precisaram se reinventar frente a uma geração que já nasceu com a tecnologia fazendo parte do seu cotidiano. Por isso tudo sou muito grata por todo o suporte que o colégio criou e tem criado para tornar esse momento atípico o mais fluente possível”.
Maria Teresa concorda: “sabemos que prender as cabecinhas cheias de ideias em determinada matéria não é fácil, ainda mais sem aulas presenciais. E vocês estão conseguindo! Inventaram inúmeras coisas: uns tocaram, outros se fantasiaram, outros imitaram locutores de rádios, e tudo isso foi superválido e importante na aprendizagem de nossos filhos. Agradeço muito tanto empenho e dedicação”.
Por fim, a coordenadora afirma sentir orgulho dos atores educativos com os quais atua, tanto professores como equipe pedagógica. “Agradeço a disposição de todos em fazer o melhor em um tempo de tamanhos desafios. Também sou grata aos pais pelo comprometimento e pela compreensão sem precedentes. Sigamos assim para um bem maior: a saúde de cada um e de todos”, enfatiza Eliane.
#Gratidão não é só um termo que ficou popular no Twitter. É também o sentimento do Colégio Medianeira a todos os professores e equipe pedagógica!
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]