Protagonismo juvenil em foco: como o grêmio estudantil forma líderes para o futuro
A chapa Lírio ganhou a eleição e é o novo grêmio do Colégio Medianeira.

O grêmio estudantil é uma organização formada por estudantes e eleita pela comunidade escolar, com o objetivo de representar os interesses dos alunos e promover uma participação ativa. Nas instituições da Rede Jesuíta de Educação Básica, essa participação ganha ainda mais significado por estar alinhada aos valores da educação integral e ao compromisso com a justiça socioambiental. Nesse contexto, os estudantes tornam-se protagonistas de sua própria história, aprendendo na prática a escutar, dialogar e liderar.
Recentemente, após uma votação aberta aos estudantes, a chapa Lírio foi eleita como o grêmio estudantil do Colégio Medianeira. O nome remete à transparência e delicadeza, além de fazer referência à antiga Chapa Lótus, da qual muitos integrantes já faziam parte. O objetivo do grupo é representar os alunos com escuta ativa e diálogo constante.
Entre as propostas da Chapa Lírio está o fortalecimento dos canais de comunicação com os estudantes, como a criação de perfis no Instagram, ouvidorias presenciais e caixas de sugestões nos corredores. Para Miguel, presidente do Grêmio Estudantil, ouvir a comunidade estudantil é uma prioridade. “Não queremos que o Grêmio dê voz aos estudantes, queremos que os estudantes sejam o grêmio”, comenta.
Claudia Furtado de Miranda, orientadora pedagógica do Ensino Médio, acredita que o grêmio pode atuar como uma ponte de mediação entre os estudantes e os diversos setores do Colégio, seja na parte acadêmica, pastoral ou administrativa. “Esse apoio é essencial para que as propostas dos alunos saiam do papel e se concretizem em diálogo com a comunidade educativa”, diz Claudia.
Para Claudia, o grêmio estudantil ajuda a vivenciar os valores de solidariedade, respeito e serviço ao próximo. “Essa experiência promove o protagonismo juvenil, estimulando habilidades de liderança, argumentação e organização, além de fomentar a consciência crítica e o engajamento social. A presença do grêmio ajuda a promover a educação integral e o compromisso em formar cidadãos conscientes e comprometidos”, lembra.