14.08.15

Grêmio Estudantil

Chapa Tropicália tomou posse da gestão 2015-16 e promete oferecer cultura aos alunos.

Ainda no primeiro semestre, a chapa Tropicália venceu as eleições para a gestão 2015/16 do Grêmio Estudantil. Os Grêmios têm como objetivo é representar toda a classe de alunos de uma instituição, promovendo e aproximando a discussão entre pais, alunos e professores. Pensando institucionalmente, o Grêmio integra os alunos à realidade da sociedade em si, uma vez que escola é um microcosmo, inserida em seu tempo e seu espaço.

O Colégio Medianeira oferece meios para que o Grêmio possa desenvolver suas atividades, já que a inserção dos alunos nesse contexto faz parte de uma formação política ou, em outras palavras, de indivíduos preocupados com a. Se os alunos podem participar ativamente das chapas a partir do 8º ano, isso não significa que os alunos mais novos não possam participar da vida política da escola. Nos 4ºs e 5ºs anos há um assunto que entra em pauta semanalmente, com as professoras regentes: a formação cidadã. Nesse momento a turma conversa sobre convivência, combinados coletivos. O grande objetivo em si, de acordo com a supervisora pedagógica Danielle Stapassoli, é fazer com que eles se ouçam. Quando chegam ao 5º ano, no último trimestre, os alunos começam a conviver com a ideia de representantes de turma.

Tomando como base esse último trimestre do 5º ano, cada turma do 6º e 7º ano tem dois representantes que fazem o intermédio entre alunos e coordenação. Esses representantes se reúnem, também, com a chapa do Grêmio, oferecendo, assim, a oportunidade de inserir todos os alunos nesse processo democrático.

Claudia Furtado Miranda, supervisora pedagógica do Ensino Médio, comenta que a participação dos alunos é extremamente importante, já que “ propicia o debate e a discussão de ideias, o que insere responsabilidade e ética nas relações,”. Ela lembra que as relações sociais, de certa forma, estão enfraquecidas e que a mobilização dos estudantes é um importante contraponto à realidade que se apresenta.

Claudia acompanhou de perto a última eleição do Grêmio Estudantil, que teve como vencedora a Chapa Tropicália, cujos principais objetivos, de acordo com o vice-presidente Robert Marques – aluno da 2ª série –, são “estreitar a relação entre os alunos e as equipes dos setores e difundir a oferta de cultura”.

Eles pretendem também aproximar os pais e responsáveis ao debate de temas recorrentes na atualidade, como os vários tipos de preconceito, de gênero, sexual, racial, questões religiosas e maioridade penal, por exemplo. Nesse ano, inclusive, o colégio inaugurou um novo espaço para o Grêmio: um mural que irá servir para que os alunos postem recados. Eles mesmos decoraram o espaço com muita tinta e muita arte.

A foto é de Paulinha Kozlowski.