20.02.13

Inauguração de painel sobre Santo Inácio de Loyola encerra comemorações dos 55 anos do Medianeira


Trabalho do artista plástico Carlos Dala Stella, dedicado ao fundador da Ordem Jesuíta, tem 20 metros quadrados e foi produzido em cimento.
 
 Moldes de isopor deram início às formas do painel de Santo Inácio, encomendado pelo Colégio Medianeira,  instituição jesuíta de Curitiba, ao artista plástico e ex-professor do colégio Carlos Dala Stella, para o encerramento das comemorações dos 55 anos de fundação, completados em 24 de fevereiro de 2012.

No total são 36 blocos, alguns chegando a pesar 70 quilos cada. A concepção da obra teve início em setembro de 2012. O painel faz parte do Projeto Poética do Espaço cuja proposta é integrar o concreto ao ambiente por meio da literatura e das mais variadas linguagens artísticas. Outra diretriz do projeto é a valorização do artista local.

Carlos Dala Stella é “poeta-pintor” nascido em Santa Felicidade, Curitiba, em 1961. Antes de decidir se dedicar à pintura, estudou e foi professor de língua portuguesa e literatura brasileira. O diálogo entre artes plásticas e escrita está presente tanto em seus desenhos, recortes e telas, como em seus painéis de cimento e vidro.

Expôs em Monselice, na Itália, em 1987, em Montreal, no Canadá, em 2001, e também em algumas cidades brasileiras. Ilustrou livros, jornais e cartazes. É autor de Caçador de Vaga-lumes(poemas), Riachuelo, 266 (contos e crônicas), Bicicletas de Montreal (desenhos e fotos), O gato sem nome (poemas e recortes) e Quer Jogar? (desenhos), finalista do Jabuti em 2011. O trabalho do artista e o passo a passo na confecção do painel podem ser conferidos no bloghttp://dalastella.blogspot.com.br/ .

Poética do Espaço

O Projeto Poética do Espaço foi criado no Colégio Medianeira em 2005. Quem caminha pelos corredores e bosques do Medianeira se depara com murais, esculturas, fotografias e outras obras de arte que qualificam o espaço e o conectam à leitura. Os ambientes não são somente funcionais, eles integram as pessoas pelo prazer que a arte e a palavra juntas podem proporcionar. As paredes se tornam suporte para o pensamento e expressam a filosofia de excelência acadêmica e humana da instituição.

Em 2012, ano em que o Colégio comemorou 55 anos de fundação, o Poética do Espaço passou para dentro das salas de aula. Foram 26 salas ambiente que receberam painéis que utilizam o conhecimento e um certo ludismo, para fazer com que os alunos e educadores envolvidos nesse meio físico coletivo sintam não apenas facilidade de se mover por ele, mas também prazer de fazer parte desse cenário, podendo interagir com ele. No início de 2013, mais 12 salas receberão composições feitas especialmente para o projeto.

A ideia é transformar paredes em espaço de integração entre o poder da palavra escrita, a força das artes visuais e os conteúdos das disciplinas, de forma harmônica, conferindo maior expressividade e humanismo ao concreto. O espaço não se mostra adequado ao convívio humano apenas pelo seu fator funcional. Ele precisa também integrar o sujeito por meio do prazer estético e ético que esse espaço pode fazer transpirar.

A primeira fase do projeto poética teve 7 obras. Confira as obras que integram o Projeto, além das 26 salas de aula:

PAIXÃO JESUÍTA – Claudio Kambé

CÉU – CHÃO – Luiz Rettamozo

LIBERDADE DE CECÍLIA MEIRELLES – Cid Gonçalves

ESPERANÇA – Pillar Muzillo

ALÉM, DE LEMINSKI – Marianna Greca

ARTE NO MURO – Deivid Reis Marinho e grafiteiros

MURAL DO CONHECIMENTO – Marcelo Weber

DAVI E GOLIAS – Jonas Correa

JOGO DA VELHA – Paulo Assis

DIVERSIDADE – Paulo César de Oliveira, Daivid Reis Marinho e grafiteiros

BIBLIOTECA ANÁRQUICA – Paulo César de Oliveira, Daivid Reis Marinho

ADÃOZINHO NO PARAÍSO – Luiz Rettamozo

REVOADA DE BORBOLETAS – Zig Koch

SANTO INÁCIO DE LOYOLA – Carlos Dala Stella

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo