Interdisciplinaridade e a problemática ambiental da qualidade do ar
Problemática ambiental da qualidade do ar no Colégio Medianeira é abordada em aulas interdisciplinares de Biologia e Química.
A poluição pode ser definida como qualquer forma material que torna o ar nocivo, tóxico, impróprio ou ofensivo à saúde. Com o crescimento das fontes de poluentes na atmosfera, o impacto pode ser sentido diretamente na saúde humana e nos ecossistemas, o que leva à necessidade de monitoramento e maior atenção à qualidade do ar.
Comprometidas com essa problemática, as professoras Letícia Estela Cavichiolo e Leonora Maria Antunes Comegno desenvolveram, junto aos estudantes dos 1º anos do Ensino Médio, uma aula prática sobre bioindicadores da qualidade do ar, encorajando-os a uma análise crítica por meio da Bioquímica ambiental.
Dentre os 145 mil m² de área do Colégio Nossa Senhora Medianeira, várias espécies foram investigadas com relação à contaminantes do ar, bem como às fórmulas químicas dos poluentes aos quais são sensíveis. Amostras de bromélias Tillandsia recurvata, quaresmeira Tibouchina pulchra, planta-lambarí Tradescantia sp. e uma diversidade de líquens presentes em nossa área verde foram analisadas ao microscópio ótico.
Os bioindicadores permitem o biomonitoramento, ou seja avaliar a resposta de seres vivos à poluição ambiental, alinhada ao conceito da química verde. Seu uso oferece as seguintes vantagens:
- Baixo custo para biomonitoramento;
- Monitoramento de grandes áreas por vasto período de tempo;
- Avaliação de componentes químicos em baixas concentrações;
- Levantamento de espécies com fácil identificação dos danos decorrentes da poluição ambiental por ação antrópica.
Á medida que os registros do biomonitoramento é gerado, há a possibilidade de comparação com as normas e limites recomendados para a manutenção da saúde humana, bem como o cumprimento da legislação vigente. Porém, isso não permite que se tenham conclusões imediatas sobre as consequências da poluição nos seres vivos, ou seja, esse é um método complementar à análise da qualidade ambiental.
A atividade realizada com o EM permitiu monitorar as ações antrópicas e refletir sobre escolhas conscientes para a manutenção da qualidade de vida humana e dos ecossistemas, sensibilizando os estudantes sobre a importância do acompanhamento da qualidade do ar e aplicando os estudos de Química e Biologia de forma competente, para um aprendizado significativo e integral, que propicie a formação de sujeitos comprometidos frente às problemáticas ambientais atuais.