08.06.17

Jornada Paranaense: Castro

A atividade coloca os estudantes em contato com diferentes contextos abordados em sala de aula.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Os estudantes vivenciaram a cultural local e conheceram os principais pontos da cidade. Foto: Paulinha Kozlowski.

No final de maio, os estudantes do 7º ano do Colégio Medianeira participaram da Jornada Paranaense, atividade na qual as turmas visitam diversas cidades do estado e aprendem na prática os conteúdos abordados em sala de aula em várias disciplinas. Um dos destinos deste ano foi Castro, município localizado a 159 km de Curitiba e cheio de histórias.

Para o professor de Geografia, Luiz Henrique de Oliveira, o objetivo da Jornada Paranaense é justamente proporcionar a construção do conhecimento por meio de experiências que extrapolam o ambiente escolar. “Além de explorar novas formas de aprendizagem, os estudantes precisam se comunicar e ajudar uns aos outros, descobrir a realidade de diversas comunidades – que variam desde comunidades indígenas a imigrantes europeus – conhecendo sua cultura, religião, dificuldades enfrentadas e compartilhar estas informações com os colegas que foram para outros lugares”, comenta o educador.

Durante a visita, o grupo visitou locais importantes da cidade, como a Castrolanda, bairro fundado por imigrantes holandeses, o Museu do Tropeiro, a Fazenda Capão Alto e a Casa da Sinhara. Na viagem de ida a Castro, os estudantes analisaram a vegetação às margens da rodovia, realizando anotações, comentários e discussões sobre o relevo.

“É notável o quão marcante a viagem é para os estudantes, justamente por ser um momento prazeroso, apesar de desafiador. Por isso, durante o ano todo aproveitamos as informações e dados coletados em campo, para explorar os conteúdos das matérias”, resume Luiz, que completa: “a viagem ressignifica o conteúdo, dando para ele novos sentidos, inclusive afetivos”.

A opinião é compartilhada pela professora Solange de Carvalho, responsável pela disciplina de Ciências no 7º ano. Para a educadora, ao eliminar as barreiras da sala de aula, o estudante se aprofunda nas temáticas de cada núcleo e tem a oportunidade de visualizar o mundo com um olhar mais aprofundado. “Os municípios visitados na Jornada Paranaense contam um pouco da história do nosso estado e o enfoque se dá sobre aspectos históricos, culturais, sociais, naturais e ambientais”, exemplifica.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Visitas a museus e pontos históricos pautaram a Jornada em Castro. Foto: Paulinha Kozlowski.

Protagonismo

As aulas de campo permitem que os jovens tenham contanto com diversas áreas do conhecimento durante a mesma atividade, colocando-os como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem – como afirma o Projeto Educativo Comum (PEC), número 32.

Segundo Oliveira, é importante que os estudantes aprendam uns com os outros, desenvolvendo habilidades de argumentação e de partilha. “Posteriormente, há um extenso trabalho de sistematização das informações coletadas, construção de relatos de viagem, apresentação para as turmas e construção do Projeto Rizoma, que culminará na Feira do Conhecimento”, disse o professor.

A Jornada Paranaense reforça a proposta de Aprendizagem Integral do Colégio Medianeira e da Rede Jesuíta de Educação (RJE), buscando a formação dos estudantes nas dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica (PEC, n. 41). Como reitera Solange, a formação integral permite às crianças e adolescentes a leitura e a interpretação de diferentes contextos e realidades. “A experiência vivenciada proporciona transformação de ideias, de palavras, de saber, desinstalando o sujeito”, define a educadora.

Ao permitir que as turmas se apropriem do conteúdo e reformulem sua relação com o conhecimento, o Medianeira reforça seu compromisso com a formação de sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos e que, por serem excelentes humana e academicamente, vislumbram o mundo com um olhar crítico e criativo.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Estudantes durante a passagem por Castrolanda. Foto: Paulinha Kozlowski.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]