14.06.16

Laboratório Móvel

Inovador, o projeto piloto já está sendo testado com as turmas dos 6º e 7º anos.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Aluno recebendo o notebook das mãos da educadora Rosiclea Camargo. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

Os alunos do 7º ano do Colégio Medianeira vivenciaram uma nova experiência de aprendizagem: o Laboratório Móvel. O projeto piloto, implantado na Unidade de Ensino dos 6º e 7º anos, conta com um gabinete para 40 notebooks de última geração.

Para a professora de Ensino Religioso, Lidiane Carneiro, o uso da tecnologia em sala de aula é uma importante estratégia que, entre outras coisas, aproxima o aluno do conteúdo e permite novos formatos de interação e troca de conhecimentos.

João Victor, aluno do sétimo ano, acredita que o computador estimula a comunicação com os colegas. “Acho bom trabalhar com o computador dentro da sala. É uma forma de todo mundo se comunicar de qualquer lugar do país e do mundo”, disse.

Na visão da educadora, o ganho com o Laboratório Móvel e o trabalho em ambiente virtual está justamente na democratização do conhecimento e da expressão, fundamentos da proposta de Aprendizagem Integral do Medianeira. “Os alunos discutem uns com os outros virtualmente sobre os temas que foram estudados. O debate virtual é uma modalidade atual e permite que as conclusões sejam sistematizadas”, explica a professora.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O Laboratório Móvel facilita a interação e assimilação do conteúdo. Foto: Paulinha Kozlowski.

Sustentabilidade

Ao colocar a discussão em um ambiente virtual, no caso o Moodle, o Colégio Medianeira está também reduzindo a produção e o desperdício de resíduos, como o papel. “Trabalhar com os computadores é mais fácil e a gente não gasta mais tanto papel”, resume a aluna e participante do projeto, Júlia, que completa afirmando que, ao usar o fórum on-line, consegue ter maior concentração.

Isabela, aluma do 7º ano, também aprova a ideia. Segundo a estudante, poder se conectar ao Moodle facilita a assimilação do conteúdo. “A gente pode ver os vídeos, acessar os textos. Tudo isso ajuda bastante”, esclarece.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Os 40 notebooks ficam armazenados em um armário especialmente desenvolvido. Foto: Paulinha Kozlowski.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo