03.10.11

Lereia de segunda-feira


– A palavra é… PATUSCADA. PA – TUS – CA – DA (soletra lentamente o guia daquela rodada). Vocês têm dois minutos. Prontos?
(…)
Valendo!
Autorizados, os três jogadores mergulham imediatamente em suas imaginações. Qual seria o significado desta palavra? PATUSCADA. Palavra forte. De ação coletiva. Genérica. De movimento.
“Coisa muito certa não deve de ser”, pensa um.
O objetivo do jogo é convencer os outros de que o seu significado criado para a palavra anunciada é o verdadeiro.
Não basta tentar imaginar qual é o significado real, pois nem tudo que é parece ser. Deixar se guiar pela morfologia da palavra, tentar dividi-la em prefixos que induzam a um significado lógico pode ser uma boa estratégia. Mas pode ser extremamente previsível.
O primeiro jogador entrega seu pedaço de papel cuidadosamente ao guia para que os outros não leiam o seu significado.
A criação também não pode ser guiada exclusivamente pela imaginação, assim, solta e desprendida de qualquer racionalidade, como uma máquina de criação e inventividade. Criatividade demais pode soar absurdo. Afinal de contas as palavras tendem a relacionar-se com o seu significado, e ir longe demais da sua forma pode também ser um erro.
Chega mais um pedaço de papel às mãos do guia.
Há que se considerar a velha estratégia da erudição. Criar um significado baseado na semelhança de sonoridade da palavra com alguma outra palavra conhecida, consagrada. Esta estratégia é boa quando você de fato domina o colóquio do assunto em que vai adentrar, pois, caso contrário, as chances do impostor ser desvendado é grande. Nestas horas o curto tempo disponível pode comprometer o refinamento do vocabulário. Mas já é tarde para desistir, o que sair, saiu!
– O tempo acabou! Ou você entrega agora ou está fora desta rodada!
Aos trancos e barrancos o último jogador entrega a sua definição.
(…)
O guia junta todos os papeizinhos, embaralha, reordena novamente e lê, aleatoriamente, cada uma das pérolas criadas. Entre as pérolas está a definição verdadeira, que quando lida junto com as demais, torna-se tão absurda quanto às outras:
“Patuscada: Ruídos provenientes dos grunhidos produzidos por patos machos no momento da corte”.
“Patuscada: Relativo ao Doutor Patuscus, personagem de literatura popular portuguesa, que lembra o comportamento de contrariar a todos, a todo o custo”.
“Patuscada: ajuntamento festivo de pessoas para comer e beber”.
“Patuscada: Movimento nacionalista brasileiro do Estado do Maranhão do final do século XVIII, liderado por imigrantes holandeses que almejavam a criação de um Estado independente”.
Cada frase lida é seguida de gargalhadas. Cada jogador imagina quem fez aquela frase, ou se aquele seria o significado verdadeiro. É muito difícil de saber. Afinal de contas as possibilidades são enormes e as pessoas, jogadores. Cada um está querendo convencer o outro de que vote no seu significado. Cada gesto é estrategicamente pensado. Devo rir? Ficar quieto? Olhar para um ponto fixo quando o meu significado é lido?
Após lidas todas as definições para a palavra PATUSCADA, cada jogador vota naquela que mais lhe convenceu. Aquela que ele julga ser a definição correta, original.
Este momento do jogo é quando rola uma análise psicológica de cada jogador. Não basta analisar friamente as frases produzidas. Você será enganado se fizer isso. Mas afinal, quem está tentando enganar quem?
(…)
Todos. Todos tentam enganar a todos. Afinal, ninguém sabe e nem quer saber do significado verdadeiro. Muitos inclusive votam no seu próprio significado como sendo o verdadeiro, só para induzir os outros que votem também no mesmo significado. Efeito “Maria-vai-com-as-outras”.
Terminada a votação, os jogadores pontuam de diferentes maneiras. Se você votar na definição correta, pontua. Se alguém votar na sua definição, você pontua também. Há também os raros casos em que a sua definição bate com a verdadeira. Ponto para você.
Muitos conhecem este jogo pelo nome de Dicionário. Cada rodada é a vez de um jogador ser o guia, ou seja, escolher uma palavra estapafúrdia no dicionário e lançar o desafio para os demais.
O objetivo de ter que criar o significado de uma palavra assim, no susto e sob pressão, e ainda com a intenção de convencer os demais, resulta num jogo de muito improviso e sagacidade. Além, é claro, de provocar boas risadas.
E o verdadeiro significado de PATUSCADA, qual é?
Isso é o que menos importa no jogo. Logo todos esquecem a resposta certa para pensar em um novo significado para as palavras das próximas rodadas. Afinal de contas, isso tudo não passa de uma pândega, uma folgança, uma farra. Uma patuscada em dia de chuva.
Desejo a todos uma bela semana!
Juliano Pilotto.

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo