21.08.24

Log Off Movement: um dia sem celular na Aula de Campo do Núcleo de Linguagens 1

Os estudantes do 8º e 9º ano tiveram uma vivência longe das telas

Log Off Movement: um dia sem celular na Aula de Campo do Núcleo de Linguagens 1

Relato da educadora Suzana de Carvalho Lima Kawai

No dia 13 de agosto, às 7h10, os alunos passaram por uma cerimônia de entrega de seus respectivos celulares. Devidamente embalados e lacrados, os aparelhos foram deixados para trás enquanto os estudantes dos oitavos e nonos anos se dirigiam ao Parque Barigui. Começava, assim, uma experiência de Log Off Movement – a Aula de Campo do Núcleo de Linguagens 1.

O sol foi saindo aos poucos, de modo que encontramos um belo céu azul às margens do lago. Sem celulares, os adolescentes lancharam em grupos e intensificaram as conversas e brincadeiras que já vinham experimentando no trajeto de ônibus.

Guiados pela prof.ª Letícia, os alunos percorreram a Trilha Sul do Barigui, aprendendo sobre a Mata Atlântica e as espécies endêmicas. Desconectados, absorveram os aromas e os sons da floresta, pularam sobre um córrego, descobriram sementes e cogumelos, ouviram os próprios batimentos cardíacos. Analisaram a paisagem, estendendo o olhar para além das telas do dia a dia. Encantaram-se com os animais e sentiram um breve desejo de fotografar as capivaras. O celular estava longe, porém.

No Salão Imbuia, as turmas conversaram com a educadora Cléa sobre como o Colégio Medianeira vem aplicando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e sobre como manejar de forma segura seus dados. Tiraram dúvidas e coletaram novas informações para a pesquisa anual a respeito dos Impactos da Cultura Digital.

Sob o sol da manhã e com orientação da professora Camila Armas, os estudantes descobriram que pouco ouvem os sinais de seus corpos quando permanecem horas a fio debruçados sobre a tela. Experimentaram, então, as possibilidades do pilates para o resgate de uma relação mais consciente com o próprio corpo.

Manhã cheia, mas a Aula de Campo ainda não havia terminado. Após o almoço, os estudantes puderam resgatar o brincar livremente por meio de uma sessão incrivelmente divertida no Impulso Park.

Às 16h foi tempo de retornar ao colégio e resgatar o celular. Muita ansiedade para o momento, mas também uma nova consciência a respeito de uma relação saudável com tudo que o digital representa.

Conscientes da validade científica e acadêmica do aprender pela experiência, os estudantes compuseram relatos sobre tudo o que viveram nesse dia e se preparam para compartilhar suas reflexões com a comunidade escolar. Aguardem!

Confira todas as fotos da atividade:

 

Objeto de estudo

O Núcleo de Linguagens 1 pesquisa os impactos da cultura digital sobre o adolescente. Ao longo do ano, esse tema se desenvolve em diversas direções, como o vício em telas potencializado pelos algoritmos. A Aula de Campo foi inspirada na ONG americana “Log Off Movement” que, como o nome sugere, incentiva as pessoas a passarem menos tempo conectadas. A ideia foi viver um dia sem celular, refletir e compartilhar a experiência, multiplicando aprendizagens. Para isso, o tempo sem telas foi preenchido com ações de aproximação com a natureza e com a cidade; ações de consciência corporal e mais aprendizagens sobre o uso saudável e seguro das redes.

A prática engloba as três dimensões de aprendizagem:

Cognitiva: aprendizagem sobre a floresta, o parque, a cidade, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o gênero textual relato de experiência; práticas corporais do pilates.

Socioemocional: cuidado com o ambiente; responsabilidade e ética como pesquisador; cuidado com o próprio corpo.

Espiritual-religiosa: abertura para a relação com o outro, reflexão sobre suas ações no que diz respeito ao uso das tecnologias.

 

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo