17.03.23

Logos do terceirão: símbolos com história do Ensino Médio

O espaço dedicado à memória das turmas foi inaugurado no final de 2022 e traz mais de 20 anos de recordação

Logos do terceirão: símbolos com história do Ensino Médio

Se você é Sempre-Aluno do Colégio Medianeira há grandes chances de ter guardado a sua camiseta do terceirão como recordação. Afinal, para celebrar o último ano do Ensino Médio, os estudantes escolhem um nome, um logo e uma cor para representar as turmas. E esses símbolos carregam muita história. Por isso, o Colégio decidiu criar um espaço para preservar essas lembranças. Assim nasceu o painel de logos, idealizado pela Coordenação do Ensino Médio.

O articulador do projeto Sempre Medianeira, Marcelo, conta que a ideia inicial das turmas era criar uma camiseta para as Olímpiadas do Colégio, com o objetivo de diferenciar os estudantes do último ano. No final de 2010, ele decidiu emoldurar a camiseta do terceirão Heros, uma turma que acompanhou por cinco anos consecutivos. Assim, surgiram vários outros quadros com camisetas emolduradas ao longo do tempo. A partir disso, surgiu esse espaço dedicado à memória que foi inaugurado no final de 2022.

O Sempre-educador Olindo lembra que a primeira turma a produzir uma camiseta foi a de 2000, o terceirão Supra. Mas ainda não existia um logo, apenas o nome que, por sinal, foi retirado da mitologia grega, mas sem um motivo aparente. Porém, essa temática foi seguida pelas próximas turmas e virou uma tradição até os dias de hoje. Então, todo início de ano letivo, o Medianeira fica ansioso para conhecer a identidade visual do novo terceirão.

Além desse espaço de lembranças, que fica no bloco do Ensino Médio, Olindo guarda cerca de 20 camisetas de turmas que ele deu aula e convites de formatura. Um acervo particular de quem leva o Colégio Medianeira no coração e é sempre lembrado com carinho por Sempre-alunos e colegas.

Resgate da história

Você que está lendo este texto tem alguma camiseta ou material com o logo do seu terceirão? Compartilhe suas memórias com o colégio, é só mandar uma mensagem pela nossa página no instagram. Queremos resgatar a história de todos esses anos do Ensino Médio do Medianeira e preservar para as gerações futuras.