Projeto MAGIS – Valorizando a Vida
A busca do Colégio Medianeira pela excelência humana e acadêmica dos seus estudantes.
O “Projeto Magis – Valorizando a Vida” é uma estratégia formativa central na proposta pedagógica do Colégio Medianeira e tem por base a concepção inaciana de “ser mais e melhor que cada um pode ser em tudo que faz”. Este é o princípio da excelência da educação da Companhia de Jesus que fomenta o desenvolvimento integrador nas dimensões cognitiva, espiritual-religiosa e socioemocional. O objetivo é impulsionar nossos estudantes à percepção constante da importância da superação de si mesmos, sempre visando o cuidado de si, do bem-estar coletivo, da aprendizagem crítica, criativa, comprometida e de profundidade.
Junto aos vários projetos curriculares e formativos desenvolvidos nas séries e ciclos, a Política interna de proteção aos direitos da criança e do adolescente é uma forma de articular intencionalidades e investir esforços a uma cultura da solidariedade e do cuidado. Além disso, é uma maneira de aplicar dinamismos em sintonia com os valores educativos inacianos, para proporcionar segurança e proteção à integridade de crianças, adolescentes e de adultos em situação de vulnerabilidade.
Cigarros eletrônicos, vaporizadores ou “Vapes”:
O Medianeira está comprometido com o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e temos como dever garantir a proteção de todos e de cada um/a. Nessa perspectiva, a principal missão é formar jovens conscientes, mas essa consciência é mais do que ter conhecimento de um fato, é conhecê-lo de forma a provocar mudança em si e no local onde vive e atua, ou seja, formar pessoas que buscam conhecerem e se posicionarem de forma comprometida na sociedade.
Diante disso, o Colégio vem percebendo o aumento do uso do cigarro eletrônico ou, como é mais conhecido o “vape”, que, assim como outras substâncias, gera dependência, além de ser a porta de entrada para outras toxinas ao organismo.
Nos últimos meses, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) vem alertando sobre os danos que “vape” causa à saúde. Em um estudo da SBPT, os usuários desses vaporizadores têm um aumento de 42% de possibilidades de ter um infarto, além de aumentar em 50% a chance de ter asma, isso porque esses dispositivos contêm componentes que ocasionam doenças pulmonares, cardiovasculares, dermatite, entre outras.
Além de causar riscos à saúde, o impacto na vida do adolescente pode ser variado, desde o isolamento social até o baixo rendimento dentro das escolas. “As famílias precisam estar em constante alerta e atenção no acompanhamento dos filhos. Nesse sentido, são excelentes estratégias de ação, o diálogo constante, a acolhida e, caso necessário, buscar ajuda, seja de um profissional do Colégio ou de outras áreas”, indica Karolina Marianni Vargas, orientadora de aprendizagem do Colégio Medianeira.
A Comissão do Cuidado tem como objetivo o trabalho preventivo e formativo. Assim, o papel fundamental é alertar e formar toda a comunidade educativa sobre os direitos e o bem-estar dos nossos jovens.