Mapas de aprendizagem: o que é e quais seus benefícios?
Formação integral nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa.
Nos últimos anos, novas metodologias surgiram no campo da educação. Elas procuram se adaptar ao momento atual e às características das novas gerações, a fim de dinamizar a educação. A ferramenta composta pelo mapa de aprendizagem é uma das alternativas mais interessantes nesse contexto.
Fernando Guidini, diretor acadêmico do Colégio Medianeira, explica que o mapa de aprendizagem é o grande horizonte que se quer alcançar com a proposta curricular vigente, dando sentido aos conteúdos ministrados.
“Como trabalhamos com a formação integral nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa, estruturamos nosso fazer pedagógico a partir desse mapa que retrata as aprendizagens e, ao final de cada ano ou série, devem necessariamente ser sistematizadas”, comenta Guidini.
O que é mapa de aprendizagem?
Mapa de aprendizagem é um método de desenvolvimento que privilegia a integração de várias tecnologias de educação. Esse recurso pode ser aplicado em diversas situações e diferentes públicos, como universitários ou crianças. Uma das principais características dessa ferramenta é transformar o aprendizado em um processo contínuo e de longo prazo.
Guidini esclarece que o estudante do Medianeira, ao término de um ano letivo, é reconhecido por meio das aprendizagens que constam no mapa. Os conteúdos são trabalhados por todos os componentes curriculares.
“Junto ao conteúdo de botânica, por exemplo, o professor associa determinada aprendizagem, como cuidar da casa comum, de modo que aquele conteúdo tenha significado e apreensão por parte do estudante para além da dimensão formal da ciência. Isso faz com que ele leve esse conteúdo para a vida, formando-se integralmente e atribuindo sentido à existência”, enfatiza o diretor.
Os estudantes entendem perfeitamente as etapas que precisam seguir para desenvolver seus conhecimentos e podem seguir esse caminho em seu próprio ritmo. Além disso, a utilização de múltiplos recursos (como textos, vídeos, áudios, palestras, aulas práticas) torna o mapa de aprendizagem mais dinâmico.
Quais as vantagens do mapa no aprendizado?
Como você pode ver, o mapa de aprendizagem é um método excelente para o desenvolvimento do estudante. Afinal, esse é um processo de aprendizagem lúdico, em que o educando faz um percurso próprio e adquire novos conhecimentos a cada etapa que supera.
Entre as vantagens desse modelo de aprendizagem, temos:
1 – Promove a criatividade
O mapa de aprendizagem proporciona uma forma de aprendizagem mais dinâmica,
em que a criança pode usar a criatividade para superar obstáculos e promover o seu próprio desenvolvimento.
2 – Oportuniza a autonomia
O mapa traz o estudante ao centro do processo de aprendizagem, tornando-o protagonista do seu desenvolvimento. Essa autonomia é muito atrativa para crianças e adolescentes, pois os fazem querer se desenvolver mais. Além disso, respeita o tempo de aprendizado de cada um.
3 – Contribui com o engajamento
Por mostrar com clareza todo o percurso de aprendizagem e “dar as chaves” do avanço na mão de cada estudante, o mapa de aprendizagem se mostra um método extremamente engajador para crianças. Elas se sentem curiosas com o que virá adiante e motivadas a fazerem novas descobertas.
Competências Gerais da BNCC
O mapa de aprendizagem do Colégio Medianeira está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece dez competências gerais a serem trabalhadas da Educação Infantil ao Ensino Médio.
A educação definida por essa base deve promover o desenvolvimento global dos estudantes para que sejam capazes de contribuir com a formação de uma sociedade mais ética, sustentável e igualitária.
“O Colégio Medianeira compreende as competências como centrais em seu projeto pedagógico e em sua proposta curricular. Elas estão integradas ao mapa das aprendizagens, orientando os planejamentos trimestrais dos professores, bem como os projetos postos em prática em nossos ambientes de aprendizagem”, declara o diretor.
As competências gerais são:
- Conhecimento;
- Pensamento científico, crítico e criativo;
- Repertório cultural;
- Comunicação;
- Cultura digital;
- Trabalho e projeto de vida;
- Argumentação;
- Autoconhecimento e autocuidado;
- Empatia e cooperação;
- Responsabilidade e cidadania.
O esforço para aplicação das competências gerais da BNCC não deve partir somente das instituições de ensino, mas envolve diferentes atores, como os gestores escolares, professores, estudantes, famílias, secretarias de educação e a sociedade em geral.
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