Medianeira na 1ª ONU Intercolegial
Estudantes e educadores de 13 colégios participam do evento no Colégio Santo Inácio, no Rio.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Ir. Raimundo Barros durante a abertura da 1º ONU Colegial.
A Rede Jesuíta de Educação (RJE) organiza entre os dias 11 e 14 de setembro, no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, a 1ª ONU Intercolegial, que reúne 13 colégios de todo o Brasil e que tem como objetivo, nas palavras de Ana Flávia Peterlini, Secretária-Geral do evento, aprimorar o “aprendizado que vai além da sala de aula, de provas que vão além de questões dissertativas e objetivas, de uma convivência que vai além de uma conversa no intervalo, integrando diferentes partes do país”.
Durante a cerimônia de abertura, Ir. Raimundo Barros, Diretor-Presidente da RJE, ressaltou a importância da participação dos jovens na ONU Colegial, uma experiência que pretende pensar e realizar um mundo melhor e propor alternativas vinculantes entre pessoas, grupos e nações.
“O mundo precisa de vocês de uma forma muito especial, pois precisa de gente capaz de cuidar, cuidar de si, dos outros e da casa comum. Precisa de homens e mulheres que se preocupem com o bem comum e com as possibilidades da globalização da solidariedade. Mas é preciso muita atenção para não cair na superficialidade das análises e para não reforçar barreiras sociais, religiosas, culturais, econômicas, raciais e tantas outras que infelizmente estão nas sociedades atuais”, comentou, alertando também sobre o perigo das polarizações.
Para Roberta Uceda, Orientadora de Aprendizagem das 2ª séries, a ONU Intercolegial proporciona uma importante vivência de protagonismo e autonomia para os estudantes, além desenvolver habilidades como oralidade, argumentação e solidariedade. “Os estudantes têm aprofundado e pesquisado muito sobre os processos geopolíticos, econômicos e culturais de cada país, revelando grande motivação pelas temáticas oportunizadas nas discussões de cada Comitê”, explica a educadora que – juntamente com o Orientador de Aprendizagem das 1ª séries, Carlos Torra, está acompanhado a delegação do Medianeira no evento.
P. Ponciano Petri, Diretor Geral da instituição anfitriã, visualiza que encontro abriga importantes reflexões e discussões em prol do presente e do futuro de toda a humanidade. “Faço um pedido: não se esqueçam dos pobres. Eles precisam ser ouvidos”, disse.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Delegação do Medianeira no evento.
Discussões
Além das discussões sobre temas atuais, como a perseguição do povo Rohingya em Mianmar, a crise na Venezuela, a guerra da Síria e o terrorismo e controle de fronteiras, estará em análise pelo Conselho de Segurança Histórico (CSH) a Guerra dos Seis Dias (1967). Toda a cobertura jornalística da ONU Intercolegial será veiculada em um jornal impresso diário, desenvolvido pelos alunos do Comitê de Imprensa.
Participam do 1ª ONU Colegial da RJE estudantes e educadores dos colégios Anchieta (Porto Alegre), Diocesano (Teresina), Santo Afonso Rodriguez (Teresina), Loyola (Belo Horizonte), Jesuítas (Juiz de Fora), Catarinense (Florianópolis), Medianeira (Curitiba), Escola Técnica de Eletrônica (Santa Rita do Sapucaí), Anchieta (Nova Friburgo), Antônio Vieira (Salvador), São Luís (São Paulo), São Francisco Xavier (São Paulo) e do Santo Inácio (Rio de Janeiro).
Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Santo Inácio.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]