Medianeira na Robotics Experience
Os estudantes do Colégio Medianeira foram a Blumenau (SC) para evento de Robótica.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Estudantes da equipe Inventors foram destaque na mostra. Foto: Divulgação.
Por Jonatan Silva
Duas esquipes das turmas de Robótica do Colégio Medianeira participaram do Robotics Experience 2017, que aconteceu no dia 11 de outubro em Blumenau, Santa Catarina. Os estudantes estiveram entre os 700 participantes do evento promovido pela Robomind. A equipe Inventors, formada por Luiz Yohioka, Vicente Hirata e João Pedro de Souza, foi premiada como destaque na mostra.
A competição, considerada uma das maiores do gênero no país, é uma oportunidade de colocar em prática as aprendizagens e habilidades desenvolvidas pelas turmas no dia a dia escolar. Cleber Silva, responsável pelas aulas da atividade no Medianeira, percebe o ensino da robótica como um importante ponto de contato com os conceitos da matemática e da física que são abordadas no currículo regular, além de ser um grande exercício de raciocínio lógico.
Segundo Silva, na robótica não existe “receita de bolo” e, por isso, os estudantes precisam exercitar sua criatividade e desenvolver soluções de acordo com a necessidade. “Cada grupo pode programar e modificar seu robô como quiser. Nesse momento é que a criatividade e a inovação aparecem, e acreditem, são ideias incríveis, muitas delas dignas de patente”, exemplifica e completa: “a cada aula os alunos são expostos à informação relativa ao conhecimento técnico, como mecanismos e acionamentos”.
Vinícius Soares Pinto, coordenador da Midiaeducação do Medianeira, compartilha da opinião. Para o educador, a robótica prepara os jovens para desafios e exigências de nosso tempo. “O estudante começa a ter noções básicas de programação, linguagem que exercitará o raciocínio lógico e a criatividade na resolução de problemas, competências essenciais para lidar com uma realidade cada vez mais conectada”, comenta.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Equipe Robotics completou todas as tarefas da competição. Foto: Divulgação.
Orgulho
A equipe Robotics, formada por Tiago Santana Nickel, Thiago Zilio Assunção, João Meyer Mühlmann, Leopoldo Meyer Mühlmann e Carlos Eduardo Daenecke Lopes, conseguiu completar todas as missões do evento. Para Cleber, a participação e a troca de experiências também é muito importante. “Todos saíram muito orgulhosos”, afirmou.
As aulas de robótica reforçam o compromisso do Medianeira com a formação de sujeitos capazes de ler o mundo e interpretar – pela fé e justiça social – as suas diversas realidades, e promovendo o “uso fluente dos múltiplos meios tecnológicos na possibilidade de transpor os limites físicos e temporais da sala de aula” (PEC, n. 27).[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]