22.09.16

Medianeira no Panamá

Educadora participou de encontro que reuniu pastorais latino-americanas.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Isabel (à esquerda) ao lado de educadores latino-americanos. Foto: FLACSI/Divulgação.

Texto por Jonatan Silva

Entre os dias 05 e 09 de setembro o Colégio Javier, no Panamá, sediou o III Encontro de Homólogos de Pastoral, organizado pela Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI) e que teve como tema “Retos y Fines de la Pastoral Educativa Escolar Ignaciana comprometida con la Excelencia Humana en Latinoamérica y el Caribe”.

Isabel Cristina Piccinelli Dissenha, responsável pelo Serviço de Orientação Religiosa e de Pastoral (SOREP) do 6º e 7º anos, representou o Colégio Medianeira no evento e apresentou o projeto Semana Santa aos participantes. Para a educadora, compartilhar experiências vivenciadas em contextos distintos permite que seja descoberto um denominador comum entre as instituições que formam a FLACSI. “Este Encontro foi muito significativo, pois nos oportunizou pensar a Pastoral em rede local, regional e global, bem como, construir pontes a partir do Projeto Educativo Comum (PEC) e do Sistema de Qualidade em Gestão Escolar (SQGE) para desenhar estratégias de trabalho conjunto”, completou.

As conversas foram pautadas pela Proposta Educativa Inaciana que tem como foco a Aprendizagem Integral e a busca pela excelência humana e acadêmica. O papel da Pastoral, ressalta Isabel, em projetos que proporcionem a imersão social é fundamental para a criação de um sujeito compassivo e consciente da importância de seu protagonismo para fazer da sociedade um lugar mais justo e solidário.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Isabel ao lado do P. Mário Sündermann, Delegado para a Educação Básica da RJE. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal.

Para Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Medianeira, o encontro reforça a presença apostólica do Colégio no âmbito da América Latina, reforçando as relações e o contato com as mais de 90 instituições educativas jesuítas que compõem a FLACSI. “Significa uma oportunidade única e singular daquilo que são hoje as grandes linhas do pensar a dimensão espiritual-religiosa para os colégios da Companhia de Jesus”, reforçou.

Sonhos em comum

A educadora do Medianeira observou que, apesar das diferentes realidades e contextos, o grande sonho em comum é a busca de um currículo evangelizador e “propiciar experiências significativas que afetem o coração dos nossos alunos e alunas, para que assumam como Projeto de Vida compromissos pessoais e coletivos para em tudo amar e servir”.

Guidini reitera o caráter coletivo do III Encontro de Homólogos de Pastoral, permitindo que os educadores extrapolem suas práticas cotidianas e deixem seus próprios muros. Na visão do Diretor Acadêmico, o encontro fortalece os projetos de Pastoral do Medianeira. “Nós temos um educador que volta com novas ideias, novas propostas e, enfim, novas possibilidades de intervenção pedagógica diante das nossas ações. Os projetos saem fortalecidos nesses espaços de trocas e de estudo, e também na visualização do que nós realizamos e do que os outros colégios fazem”, afirmou.

A participação do Medianeira confirma o comprometimento do Colégio com a formação de alunos e alunas em uma educação global, capazes de ler o mundo por meio de um olhar compassivo e pautado pela justiça social.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Rematrícula
Rematrícula