15.06.16

Medianeira: para toda a vida

A educação do Medianeira é concebida para criar cidadãos competentes e críticos.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Estudar no Medianeira é ser, para sempre, parte da comunidade educativa. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

Estudar no Medianeira é fazer parte da comunidade educativa para sempre. Por isso, o Colégio não acredita que existam ex-alunos, mas sim os sempre-alunos – estudantes que já não fazem mais parte do corpo discente e, ainda assim, continuam frequentando e participando de atividades.

Não são raros os casos de educadores que já foram alunos, e também de sempre-alunos que matriculam seus filhos e netos. Mônica Tonocchi, orientadora educacional do 1º ao 5º ano, foi aluna e trabalha há 29 anos no Medianeira. “Quando terminei o Ensino Médio fui fazer magistério e pensei: um dia eu volto como professora”, conta a educadora, que é também mãe de aluno.

Para Mônica, a relação de proximidade e carinho entre o Colégio e os estudantes se tornou marca registrada do Medianeira. “É difícil eu falar como sempre-aluna, afinal eu sou sempre-Medianeira. O Colégio é fundamental na minha vida”, resume Tonocchi, que relembra que o Medianeira é, até hoje, seu primeiro e único emprego.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Testemunhar o desenvolvimento dos alunos como cidadãos é motivo de orgulho. Foto: Paulinha Kozlowski.

Dimensões

Nas palavras de Juliana Heleno, do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP), do 1º ao 5º ano, é um dos objetivos pedagógicos do Colégio que a relação entre o Medianeira e os estudantes dure para toda a vida. Ver chegar ao Terceirão um aluno que iniciou seus estudos no Maternal II é, ao mesmo tempo, uma realização e um motivo de orgulho para toda a comunidade educativa.

“Um projeto como este é importante porque educação, em todos os aspectos, é algo processual e que precisa de tempo para acontecer. É possível ensinar conteúdos de forma rápida e pontual, mas educar é algo para a vida toda, é preciso ter continuidade, para que se possa projetar aprofundamentos dos conhecimentos trabalhados em todas as dimensões”, explica Juliana.

Confiança

Um relacionamento de confiança entre aluno e instituição de ensino começa no primeiro dia em que a criança coloca os pés no Colégio. “Trata-se de confiar e receber confiança, ser amigo e receber amizade, cuidar e ser cuidado. Isso acontece em todos os momentos: ao fazer as atividades, em sala de aula e nos outros espaços formativos, no recreio, no lanche, nas festas, confraternizações, apresentações”, resume a orientadora pedagógica.

Permitir que o aluno, desde muito jovem, sinta-se seguro para fazer parte de um coletivo é também colocá-lo na perspectiva de que a educação é para vida toda e que os conhecimentos adquiridos no Medianeira são importantes ferramentas no dia a dia. “Todo processo educativo é permeado por uma (ou várias) concepção de sociedade, de ser humano, de educação, etc. Quando um aluno estuda toda a Educação Básica em uma mesma instituição, é bem possível e provável que os fundamentos e os valores do projeto político pedagógico deixem marcas indeléveis nestes sujeitos”, reitera a educadora.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Desde o dia no medianeira o aluno estabelece uma relação de confiança. Foto: Paulinha Kozlowski.

Relação familiar

Muitos grupos de alunos que já deixaram o Medianeira se reúnem com frequência para relembrar os dias em que foram estudantes. Todos os anos acontece também uma recepção aos educandos que participaram do Terceirão no ano anterior. De acordo com o professor Olindo Baggio, um dos responsáveis pela mediação entre os sempre-alunos e o Colégio, a relação se transforma em uma parceria constante. “É uma relação familiar”, avalia o educador.

O envolvimento dos alunos egressos com as atividades que fazem parte do cotidiano do Medianeira, com a Festa Juliana e a Flim, reafirma a proposta do Colégio, e também da Companhia de Jesus, em formar cidadãos comprometidos com o bem comum e com a comunidade de maneira geral.

Essas ações, que são a prática do que disse Padre Pedro Arrupe: “somos mais quando nos abrimos aos demais”, são cultivadas desde o primeiro dia de aula. Por isso, estudar no Medianeira é fazer parte, para toda a vida, da comunidade educativa.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]