16.08.21

Mês das Vocações e o chamado de Deus: Padre Rogério Mosimann

Desde 1957, formamos importantes lideranças espirituais; conheça a trajetória do Padre Rogério Mosimann, sempre-aluno do nosso Colégio.

Mês das Vocações e o chamado de Deus: Padre Rogério Mosimann

São mais de 35 anos dedicados à Companhia de Jesus em uma história que teve seus primeiros passos no Colégio Medianeira. O sempre-aluno e hoje Padre Rogério Mosimann recorda com saudades dos tempos de Colégio. “Estudei no Medianeira da metade de 1973, da 3ª Série do antigo Primário, até 1980, que antes se chamava 2° Ano do então 2° grau. Foi ali que comecei a aprender a ser alguém para os demais”, relembra.

Depois de quase uma década pelos nossos corredores, o Padre reconhece a importância da base espiritual que carrega diariamente em prol dos ensinamentos de Jesus Cristo e de Santo Inácio –  e o Mês das Vocações, aponta, reforça os laços entre o passado, o presente e o futuro. “O Medianeira revigorou valores semeados na Família e me ofereceu a oportunidade de reflexão e de prática na linha do serviço da Fé e da promoção da Justiça”, entende.

Crédito: RJE

Após concluir o Secundário, Mosimann iniciou o seu aprofundamento no discernimento vocacional. Foi quando mergulhou na vida da Igreja, sempre em opção preferencial pelas periferias, pelos mais vulneráveis, que estão à margem. Confirmado o caminho vocacional, ingressou no Noviciado da Companhia de Jesus em fevereiro de 1984, em Cascavel, no Oeste do Paraná. “Vivi os longos anos da formação jesuíta em diferentes lugares do Brasil. Fui ordenado presbítero em 2001. Assumi diversas missões. Meu chão continua sendo o mundo popular”, enfatiza.

Atualmente, Mosimann está morando e exercendo o ministério no Haiti, em uma missão que se iniciou em abril de 2015. “Estou agora concluindo essa etapa de minha vida e retornando ao Brasil. A nova missão que me será designada, e onde vou habitar, é algo ainda a ser definido”, define. Para o Colégio Medianeira, o sentimento é de gratidão em auxiliar os jovens a refletir sobre seu compromisso pessoal na Igreja e na sociedade, impactando com suas ações nos mais diferentes espaços.

“A base é importante para a decisão de engajamento, nesta busca que todos temos por um lugar específico no grande mutirão que visa a colaborar para um mundo melhor a todos, sobretudo para quem tem sua existência mais ferida e ameaçada”, completa Mosimann.

Mês das vocações

Em agosto, celebramos o Mês das Vocações, período reconhecido no calendário da Igreja Católica desde 1981, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu o período como dedicado à vocação, ao chamado que provém de Deus. Criado com o objetivo de conscientizar as comunidades acerca da responsabilidade que compartilham no processo vocacional, desde então, em cada domingo do oitavo mês do ano, é celebrada uma determinada vocação.