23.05.16

Migração é tema de aula para 6º ano

Padre Agler Cherizier e Jean Darlean conversaram com os alunos da disciplina de Ensino Religioso.

Padre Agler falou aos alunos sobre importância da Pastoral do Migrante. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

O Colégio Medianeira, em comemoração à Semana do Migrante, recebeu a visita do Padre Agler Cherizier, Coordenador da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Curitiba, para conversar com as turmas do 6º ano, dentro da proposta da disciplina de Ensino Religioso. O encontro teve também a participação do educador Jean Darlean (clique aqui e leia o perfil), que contou sobre a sua história no Haiti e no Brasil.

Para Isabel Cristina Picinelli Dissenha, responsável pelo Serviço de Orientação Religiosa e de Pastoral (SOREP), ao trazer a discussão para dentro da sala de aula, a questão do migrante ganha uma perspectiva curricular articulada entre os pilares da fé e cultura.

A visão é compartilhada pelo sacerdote. “Precisamos entender o que o migrante está vivendo, quais são as suas necessidades como documentação e emprego”, explica Cherizier e completa: “trabalhamos também a questão cultural, pois não podemos cair no pecado do preconceito e achar que ele não tem uma cultural rica. ”

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Para Jean, a adaptação foi sua maior dificuldade. Foto: Paulinha Kozlowski.

Adaptação

Jean Darlean, que veio para o Brasil em busca de melhores condições de vida e educação, conversou sobre aspectos importantes da migração, como a adaptação. “Foi muito difícil, inicialmente. Eu não falava nada de português”, relembra o educador, que aprendeu o idioma sozinho.

Segundo a professora Isabel, ao trazer o assunto à tona, apresentando as dificuldades enfrentadas, Jean mostra aos alunos a importância do respeito ao outro. “Incentivamos os nossos alunos a participarem e intervirem, autonomamente, na sociedade, bem como, promoverem ações que respeitem e valorizem o ser humano nas suas diferentes manifestações culturais”, esclarece.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A professora Isabel vê no incentivo ao respeito ao próximo um elemento fundamental do acolhimento ao migrante. Foto: Paulinha Kozlowski.

A Luz do Brasil

O Colégio Medianeira participa de um importante projeto de apoio ao migrante haitiano: o Inacianos pelo Haiti. Criada em 2011 pela Companhia de Jesus, a iniciativa cria atividades de sensibilização e reflexão, como esse momento de vivência e troca de experiências com as turmas do 6º ano, a respeito da questão da migração e da imigração.

Sobre a importância de conscientizar os mais jovens acerca do acolhimento, Padre Agler foi enfático: “vocês são a luz do Brasil. Vocês têm que ensinar o bem aos outros”.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]