Missa pelos 400 anos de canonização de Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier
Colégios da Rede Jesuíta de Educação celebram, neste domingo, 13 de março, os 400 anos de canonização de Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier.
Para comemorar os 400 anos de canonização de Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier, a Rede Jesuíta de Educação realizará uma missa em ação de graças no dia 13 de março, às 9h. A celebração será presidida pelo Cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, com transmissão ao vivo no Youtube e Facebook da Rede Jesuíta de Educação.
SANTO INÁCIO E SÃO FRANCISCO XAVIER
O fundador da Companhia de Jesus nasceu no Castelo de Loyola, na região basca ao norte da Espanha em 1491. Filho de família cristã da nobreza rural, o caçula de 13 irmãos e irmãs foi batizado como Iñigo. Mais tarde, entretanto, mudaria seu nome, passando a assinar Inácio. Após ter sido atingido por uma bala de canhão na Guerra de Pamplona (Espanha), Inácio passou por um processo de conversão, dedicando-se a seguir os ensinamentos de Jesus.
Já Francisco nasceu perto de Pamplona (Espanha) em 1506. Era de família que tinha sido rica, mas perdeu tudo por causa das guerras. Foi estudar na Universidade de Paris e lá conheceu Inácio de Loyola, com quem formou uma grande amizade. Foi um dos sete primeiros religiosos com os quais Inácio fundou a Companhia de Jesus. Passou a ser reconhecido como padroeiro de Salvador/BA, por conta da sua intervenção, ao ser invocado pelos jesuítas para conter as devastadoras epidemias, ocorridas nos séculos 17 e 19.
ANO INACIANO
Convocado pelo Pe. Arturo Sosa e batizado como ‘Ignatius 500’, o Ano Inaciano começou 20 de maio de 2021 e terminará 31 de julho de 2022. É tempo de renovação espiritual e tem como propósito mostrar que o caminho trilhado por Inácio, a partir do discernimento de Pamplona, pode servir de exemplo para o caminho de conversão pessoal e comunitária de cada um de nós. O lema escolhido para inspirar este ano é ‘ver novas todas as coisas em Cristo’.
Ao longo dos próximos meses, serão realizadas muitas celebrações em todas as comunidades inacianas do mundo (Exercícios Espirituais, conferências, palestras, lives etc.), as quais permitirão aos fiéis um melhor conhecimento do processo de conversão de Inácio de Loyola, da espiritualidade que ele deixou de herança para a Igreja e do que hoje a Companhia de Jesus propõe como principais eixos para continuar atualizando esse caminho.
Fonte: Jesuítas Brasil