10.06.20

Moodle

O aprimoramento das formas de utilização da plataforma on-line Moodle e seus reflexos na aprendizagem remota

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_imageframe image_id=”29101|full” max_width=”” style_type=”” blur=”” stylecolor=”” hover_type=”none” bordersize=”” bordercolor=”” borderradius=”” align=”center” lightbox=”no” gallery_id=”” lightbox_image=”” lightbox_image_id=”” alt=”” link=”” linktarget=”_self” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/06/76565657.jpg[/fusion_imageframe][fusion_separator style_type=”none” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”” top_margin=”40″ bottom_margin=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center” /][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]
Qualificação da interface e de recursos on-line viabilizam atividades remotas pelo Moodle
[/fusion_text][fusion_separator style_type=”single solid” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”#ef9a3d” top_margin=”15″ bottom_margin=”35″ border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”170px” alignment=”center” /][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]

Software livre de apoio à aprendizagem dá suporte à transposição de conteúdo presencial para aulas totalmente virtuais

Do inglês “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment” o software livre de apoio à aprendizagem Moodle auxilia as atividades dos estudantes do Colégio Medianeira diariamente. E, a partir da necessidade da transposição de conteúdos previamente elaborados ao formato de ensino presencial para o modelo virtual, desde o início do isolamento social devido ao Coronavírus, temos aprimorado as formas de utilização de nossa plataforma on-line.

Compatível com as mais diversas bases de dados, e pela acessibilidade de execução da linguagem a qual regimenta o software, o ambiente dá suporte tanto ao formato tradicional, quanto à aprendizagem a distância. Essa qualidade particular do Moodle estabelece a possibilidade de uma dinâmica integrada de comunicação entre os educadores e os estudantes.  Funcionando on-line, comporta a disponibilização de conteúdos e proposição de tarefas interativas, facilitando a troca de conhecimento e de materiais para estudos. Além disso, como aponta o Diretor Acadêmico do Colégio Medianeira, Fernando Guidini, “o Moodle hoje é a nossa sala de aula”, onde, “da Educação Infantil ao Terceirão, professores e estudantes encontram-se diariamente, trabalhando o currículo e sistematizando aprendizagens”.

De fato, um espaço exclusivo destinado a atividades remotas direciona o aprendizado, potencializando os resultados. Além de ser uma solução de uso fácil, sem gerar transtornos com relação à manipulação do sistema, a plataforma possui interface passível de customização à criação de ambientes virtuais de aprendizagem. E isso gera maior identificação por parte do usuário, tornando o ambiente de navegação mais agradável e familiar. Guidini pondera que “o processo inicial não foi fácil, mas, com muita dedicação pedagógica por parte da nossa equipe, além do cuidado por parte dos pais e dos estudantes, que nos deram tempo para que organizássemos esse ambiente da melhor forma possível”.

Em meio à pandemia, aprimoramos nossa didática de ensino e, adaptados ao formato remoto de atividades, passamos a atuar da forma que mais se aproxime da experiência em uma sala de aula presencial. A personalização do software se dá com base numa série de plugins, os quais permitem a adição e execução de inúmeros recursos. Diferentes extensões, com finalidades diversas, são factíveis: chats, fóruns, criação de avaliações, ferramentas para engajamento, atividades com execução programada, agendamento de videoconferências, entre outros.

Com utilização por via de cadastro na instituição de ensino em questão, o Moodle permite que o educador direcione tarefas aos estudantes e disponibilize arquivos para download, por exemplo. Nos fóruns, a publicação de textos-base e proposição de questões para discussões aprofundam o conteúdo abordado dos materiais didáticos e das videoaulas. Já as salas de bate-papo são o espaço ideal para tirar dúvidas, com possibilidade de agendamento de horários específicos para conversas com educadores ou Orientadores de Aprendizagem de cada série.

O Moodle permite que o educador direcione tarefas aos estudantes, disponibilize arquivos para download, por exemplo. Nos fóruns, os educadores podem publicar textos-base e propor questões para discussões, aprofundando o conteúdo abordado nos materiais didáticos e nas videoaulas. As salas de bate-papo são o espaço ideal para tirar dúvidas, com possibilidade de agendamento de horários específicos para conversas com educadores ou Orientadores de Aprendizagem de cada série.

Como o Moodle é uma plataforma pedagógica, depende da interação. E é justamente por essa interação que são diagnosticadas as potencialidades, a fim de promover novidades. “Sempre com foco sobre a aprendizagem, continuamos avançando e aprimorando cada vez mais a utilização do Moodle, formando nossos educadores para esse aprender aberto e rizomático que o ambiente virtual nos proporciona”, alega o Diretor Acadêmico.

Logo, o projeto curricular do Medianeira, encontra-se, hoje, neste ambiente. Com mais de 2 mil acessos diários, permite que professores e estudantes interajam por meio de videoaulas, lives, chats, fóruns, quizzes, tarefas e atividades avaliativas, orientações de aprendizagem que aproximam os professores dos seus estudantes, e vice-versa. “Prova de que é possível educar e deixar-se educar também pelos ambientes virtuais”, completa Guidini.

[/fusion_text][fusion_separator style_type=”none” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”” top_margin=”40″ bottom_margin=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center” /][fusion_gallery layout=”” picture_size=”” columns=”” column_spacing=”10″ gallery_masonry_grid_ratio=”” gallery_masonry_width_double=”” hover_type=”” lightbox=”yes” lightbox_content=”” bordersize=”” bordercolor=”” border_radius=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_gallery_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/06/Educac¦ºa¦âo-infantil.png” image_id=”29115|full” link=”” linktarget=”_self” /][fusion_gallery_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/06/3-ano.png” image_id=”29112|full” link=”” linktarget=”_self” /][fusion_gallery_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/06/5-ano.png” image_id=”29113|full” link=”” linktarget=”_self” /][fusion_gallery_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/06/ED-infantil.png” image_id=”29114|full” link=”” linktarget=”_self” /][/fusion_gallery][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo