24.09.15

Mostra Musical

Chapa Tropicália promove Mostra Musical durante o intervalo.

Com o objetivo de fomentar a produção cultural dos alunos, o Grêmio Estudantil Tropicália organizou uma série de apresentações musicais durante o horário do recreio. A ideia surgiu quando a aluna Larissa, que compõe o Grêmio, percebeu uma multidão aglomerada ao redor de um aluno que tocava violão.

Iniciada no dia 21 de setembro, a Mostra tem como objetivo promover a vivência e companheirismo. A presidente do Grêmio, Gabriela Martin, comenta que, quando as inscrições começaram, a procura foi tímida. Mas, desde a última segunda (21), os alunos se animaram e o número de participantes aumentou.

Diretor Cultural do Grêmio, Vinícius Ruiz (que também se apresentou na mostra) fez uma avaliação sobre o repertório já apresentado. Por enquanto, o rock se mostrou como a preferência de nossos artistas-mirins. Passaram pelas vozes e guitarras músicas do Legião Urbana, Pink Floyd, Raul Seixas, Paralamas do Sucesso, Creedence.

Julia Anastácio, que também integra a chapa, conta que um dos objetivos do Grêmio, além das discussões políticas, é promover a cultura. Ela enxerga que a iniciativa da Mostra Musical, que acaba na sexta-feira (25), é a realização de parte da proposta apresentada pela chapa Tropicália.

Martinha Vieira, responsável pelo Centro de Arte do Colégio Medianeira, aponta a importância desse tipo de atividade no ambiente escolar:

“Vejo como fundamental a vivência da arte entre os jovens. Ao deixar a infância para trás, corre-se sempre o risco de abandonar vivências importantes ligadas à constituição da subjetividade, na ilusão de que se tornar adulto é ser essencialmente racional e não mais emocional. E a vivência da arte e da música mantém o contato necessário do indivíduo com ele próprio e dele com o outro no sentido de troca de emoções, de impressões subjetivas sobre o mundo, sobre a vida. Quando os alunos se organizam para uma mostra musical, por exemplo, eles estão dando continuidade às suas vivências subjetivas, impressões, emoções, leituras de mundo, gosto por esse ou aquele estilo musical e, ao mesmo tempo que se expõem à apreciação do outro e também apreciam o outro, diferente de si nos gostos e estilos, estão se abrindo à diversidade e ao entendimento da subjetividade alheia, o que é de extrema importância nessa fase de consolidação de caráter e de autonomia”.

As fotos são de Paulinha Kozlowski.