07.06.21

Musicalização na aprendizagem: entenda os benefícios para as crianças

Garantir o pleno desenvolvimento dos filhos é uma das maiores preocupações dos pais.

Musicalização na aprendizagem: entenda os benefícios para as crianças

O conceito de música como remédio para o corpo e a mente é muito antigo. A musicalização tem diversos efeitos benéficos e pode estimular o cérebro, reduzindo os níveis de estresse em pessoas de todas as idades.

Em crianças e adolescentes, a música promove o desenvolvimento da capacidade cognitiva e traz benefícios como felicidade, tranquilidade, coordenação motora, senso de responsabilidade, memória etc.

Segundo o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (RCNEI), a música é entendida como uma linguagem que pode transmitir sentimentos e sensações por meio do som e do silêncio. Presente em todas as culturas, na Grécia Antiga já era considerada essencial na formação dos cidadãos, juntamente com a Filosofia e a Matemática.

“O trabalho com musicalização é um processo que amplia os repertórios culturais, favorecendo a sensibilidade musical, a percepção auditiva, a criatividade, a atenção, o senso rítmico, a memória e a concentração, além de desenvolver o gosto pela arte e a criticidade”, explica Lílian Lüdtke, professora de musicalização do Colégio Medianeira.

Musicalização no Colégio Medianeira

Para o Medianeira, a música é fundamental, pois é um recurso que enriquece o processo educacional e faz parte da formação integral dos estudantes. Além disso, por meio do ritmo, da melodia e do timbre, promove a habilidade de relacionamento da criança e auxilia nas relações sociais.

Lilian esclarece que a musicalização no Colégio acontece por meio das brincadeiras e interações. O repertório caminha por canções do folclore popular e por canções diversas, de diferentes culturas e gêneros musicais.

“A criança descobre o seu próprio corpo e voz como fonte sonora, um maravilhoso instrumento musical, além de descobrir os diferentes sons da natureza e diferentes fontes de som. Aos poucos, exploramos os objetos e os instrumentos musicais e, com isso, ampliamos conceitos musicais”, informa a professora.

Benefícios da musicalização

Utilizar a musicalização como ferramenta pedagógica traz inúmeras vantagens para o desenvolvimento escolar e pessoal dos estudantes. Entre os principais benefícios, podemos destacar:

1 – Criatividade e memória

A estimulação provocada por diferentes sons e harmonia é uma forma de desenvolver a criatividade das crianças. A prática musical desde a infância é muito importante pela capacidade de criar improvisações e por trazer novos elementos. Com o estudo e treino, partes do cérebro ligadas à memorização também são estimuladas.

2 – Coordenação motora

A música desenvolve principalmente a coordenação motora e cognitiva. Ações simples, como segurar um instrumento musical, tocar as notas corretas e entender o ritmo, são atividades que podem melhorar as habilidades motoras

3 –  Concentração

Ao realizar qualquer exercício, como cantar, a criança precisa se concentrar e prestar atenção para realizar a ação. Com o tempo, é possível perceber que a concentração melhorou, o que é benéfico para as atividades escolares e para a vida

4 – Função cerebral

Ritmo, som, timbre e outros atributos de som são importantes para estimular a função auditiva. A leitura de partituras e o reconhecimento de instrumentos fazem parte da visão. O toque desenvolve a capacidade cognitiva. Dessa forma, diversas funções cerebrais são exercidas, trabalhando constantemente os dois lados do cérebro.

5 – Bem-estar e alegria

O aprendizado de música também é uma arma contra a solidão, a depressão e a ansiedade, problemas que afetam até as crianças pequenas. De um modo geral, traz uma sensação de paz e felicidade, auxilia a trabalhar e desenvolver as emoções e estimula a comunicação e a expressão emocional, o que é essencial para a saúde emocional.