13.03.15

Nossa Música

Banda Braseiro foi a vencedora do 2º Edital Medianeira Nossa Música: irá gravar o álbum Ascende o Samba.

Desde 2012, o Colégio Medianeira promove a música curitibana e paranaense por meio de patrocínio direto. Comprometido com a proposta educativa, cujo objetivo é a formação integral do ser humano, o colégio busca fomentar a produção artística da cidade. O primeiro beneficiado foi o Grupo Fato que, em 2012, lançou o DVD/CD Da Tamancalha ao Sampler. Já em 2013, a cantora Juliana Cortes finalizou a gravação de seu álbum de estreia, Invento.

A partir de 2014, o Edital Medianeira Nossa Música entrou em cena para receber diversos projetos musicais, que concorreram entre si para serem beneficiados com o patrocínio. Quem teve a alegria de vencer a primeira edição do Edital foi Fred Teixeira, com seu álbum Zero.

No fim da última semana, após uma longa reunião, a comissão julgadora – formada por Cezar Tridapalli, Diego Zerwes, Fred Teixeira, Lucas Ferron, Martinha Vieira e Mauro Braga – chegou, não sem dificuldade, ao vencedor da edição 2015: a Banda Braseiro, formada por Luciane Alves, Ricardo Salmazo, Jonas Lopes, Luiz Ivanqui e Otto Lenon, que gravará seu disco de estreia: Ascende o Samba.

Perguntada sobre a importância de projetos como esse do Colégio Medianeira, Luciane Alves, vocalista do Braseiro, comenta que “os editais públicos aumentaram nos últimos anos, mas ainda são bastante escassos e direcionados a quem já possui algum destaque na cena cultural. Por isso, a alternativa de editais de patrocínio direto é uma excelente opção para quem está começando, pois possibilita a demonstração da originalidade e da diversidade cultural que temos no Paraná”.

A fala de Fred Teixeira, que participou da última comissão, complementa: “acredito que tenhamos um longo caminho a percorrer no que diz respeito à criação de um modelo de negócio sustentável na área da música que independa de incentivos públicos”.

Perguntada sobre a expectativa da gravação do álbum, Luciane esclarece:

Nossa expectativa é a melhor! Estamos bastante empolgados e honrados por poder registrar um pouco da cultura, que é daqui, em diálogo aberto com a cultura do samba de terreiro carioca. É uma forma de mostrar que nossa cultura de samba transcende o território paranaense e que está em contato vital com outras manifestações. Pra nosso primeiro disco, o diálogo com os sambistas cariocas é um dos meios de nos afirmarmos, sem nos fecharmos. A vontade é que venham outros discos (risos) pra conversarmos com os sambistas mineiros, paulistas, recifenses, catarinenses, brasileiros, do mundo todo, na maior alegria de cantar a memória social que o samba traduz tão bem.

Confira abaixo uma amostrinha do que estará no disco:

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo