Nota de Falecimento: P. Kolvenbach
P. Peter-Hans Kolvenbach foi o 29º Superior Geral da Companhia de Jesus.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] P. Kolvenbach (esquerda) ao lado de P. Nicolás. Foto: Divulgação.
É com pesar que anunciamos o falecimento do P. Peter-Hans Kolvenbach, Superior Geral da Companhia de Jesus entre 1983 e 2008. O sacerdote foi o 29º Padre Geral da congregação, substituindo P. Pedro Arrupe e antecedo P. Adolfo Nicolás. O falecimento ocorreu no sábado (26/11), em Beirute, no Líbano.
P. Kolvenbach nasceu na cidade de Druten, nos Países Baixos, em 30 de novembro de 1928, ingressando na Companhia de Jesus em 7 de setembro de 1948 e sendo ordenado em 29 de junho de 1961. Foi professor de Linguística no Líbano e Vice-Provincial do Oriente Próximo, composto formado pelas regiões do Egito, Líbano e Síria. Em 1981 foi escolhido como Reitor da Universidade de Roma, cargo que manteve até assumir o Generalato.
P. Kolvenbach, em 1993, remiu o objetivo da Rede Jesuíta de Educação (RJE) como a missão de formar “homens e mulheres competentes, conscientes, comprometidos e compassivos” (PEC, Anexo 2, página 95).
Em 1995, P. Kolvenbach presidiu a 34º Congregação Geral, na qual se discutiu a missão da Companhia de Jesus no mundo moderno. Em 2006, informou aos membros da Companhia de Jesus de sua intenção de renunciar ao cargo de Superior Geral, aceita na 35º Congregação. Pouco depois da 36º CG, P. Kolvenbach ao Líbano, onde trabalhou como bibliotecário até a sua morte.
Iluminado pelos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola e guiado pelo Espírito Santo, o Colégio Medianeira, como comunidade educativa jesuíta, se solidariza à Companhia de Jesus e à Igreja nesse momento de luto. Que descanse em Paz![/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]