22.07.16

Nova Campanha Institucional

As seis peças formam um importante mosaico sobre a Aprendizagem Integral e a Educação Jesuíta.

Texto por Jonatan Silva

A próxima segunda-feira (25/7) marca o início do segundo semestre letivo para alunos e educadores do Medianeira. Além das convivências com novas experiências, aprendizagens e novos conhecimentos, a comunidade escolar conhecerá a nova campanha institucional, pautada no conceito de Aprendizagem Integral, uma maneira de tangenciar os valores da Companhia de Jesus.

As peças representam a preocupação dos colégios jesuítas com a formação integral, traduzida na formação de sujeitos competentes, conscientes, compassivos, comprometidos, criativos e comunicativos. Carlos Alberto Jahn, Diretor Geral do Medianeira, vê a campanha como a confirmação de um Projeto Político-Pedagógico pluralista e atento às transformações de nosso tempo.

“A novidade está em apresentar a releitura da tradição educativa Jesuíta a partir da noção  Aprendizagem Integral. No centro desta ideia está o estudante e as preocupações com que este aprende. É uma preocupação do projeto pedagógico do Medianeira, que é relida, em vista do formar pessoas conscientes de si e dos grandes dilemas contemporâneos, competentes para se mover e enfrentar a vida, o trabalho e a sociedade do conhecimento, compassivos e comprometidos com uma sociedade humana e justa. Numa palavra: ser cidadãos”, diz.

A nova campanha institucional condensa também a articulação da educação em três dimensões: cognitiva, sócio-emocional e espiritual-comunitária. Para Vinícius Soares Pinto, responsável pela Comunicação do Colégio, foi um desafio resumir em poucas imagens a riqueza que é a Aprendizagem Integral. “A diversidade dos layouts da campanha, representando alunos de diferentes faixas etárias em ações distintas, consegue sintetizar a ideia de que é por meio da educação que teremos sujeitos preparados para ler o mundo”, afirma Vinícius.

PEC

Cada uma das seis imagens possuiu um significado muito importante e especial dentro do projeto pedagógico do Medianeira e também da Rede Jesuíta de Educação (RJE), representando um diálogo direto entre as dimensões da aprendizagem e aquilo que se vivencia na prática dentro e fora do Colégio. “Neste sentido, a nova campanha institucional reforça o posicionamento do Medianeira de que as mudanças vêm por meio da educação.”, esclarece Soares Pinto.

Para Jahn, a campanha está inspirada no Projeto Educativo Comum (PEC) da RJE que será lançado em fins de agosto. Neste sentido, é um comunicar às famílias, aos parceiros e à opinião pública o comprometimento do Medianeira como opção de escola em Curitiba. “Temos consciência de que fazemos um bom trabalho, sério e com um projeto pedagógico consistente. A educação básica é uma etapa fundamental na vida de crianças, adolescentes e jovens”, explica.

Em resumo, as peças que formam a campanha institucional do Colégio Medianeira carregam em si o compromisso de uma educação Jesuíta de qualidade, consciente dos desafios e oportunidades da sociedade do conhecimento, dos dilemas socioambientais, do trabalho e do viver em comum. Por isso, a comunidade medianeira acredita que nos processos ensino-aprendizagem forjamos um mundo mais justo e solidário.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]