20.09.22

Novo Ensino Médio no Colégio Medianeira

Formação integral a partir das dimensões socioemocional, cognitiva e espiritual-religiosa

Novo Ensino Médio no Colégio Medianeira

A proposta do Novo Ensino Médio (NEM), em Colégios de Ensino Básico, é trabalhar com a formação integral do estudante. Já a formação técnica, que exige mais especificidade de uma área do conhecimento, é ofertada pelas Escolas Técnicas.

O Colégio Medianeira se dedica ao Ensino Básico, portanto, a nossa proposta do NEM tem o foco na formação integral do jovem, isso perpassa pela aprendizagem da linguagem e dos conceitos de cada disciplina, contextualizados pela leitura da realidade em que vivemos. Essa proposta trata da formação da pessoa toda e de todas as pessoas.

A Pedagogia Inaciana, que fundamenta os projetos dos Colégios da Rede Jesuíta de Educação, enfatiza a formação das crianças e dos jovens a partir das dimensões socioemocional, cognitiva e espiritual-religiosa.

A grande mudança foi a implantação da carga horária exigida pela legislação nacional, no máximo 1800 horas para a formação geral e no mínimo 1200 horas para os itinerários formativos. No Medianeira, a composição da carga horária e do currículo se estrutura em 3532 horas, distribuídas nas três séries do Ensino Médio.

“Essa divisão nos possibilitou organizar o currículo de uma forma diversificada. A base teórico-prática, na relação entre o conhecimento e a metodologia, tem buscado um diálogo entre o aprofundamento da singularidade das áreas do conhecimento e a diversidade metodológica voltadas à pesquisa e à leitura, núcleos de estudo, enfim, propostas que os estudantes poderão escolher no ensino médio”, pontua Claudia Furtado de Miranda, Orientadora Pedagógica do Ensino Médio.

A principal vantagem dessa nova estruturação é o espaço para pensar em um currículo que aborda de forma mais evidente a interdisciplinaridade. Outro ponto positivo é com relação a orientação vocacional, pois permite a construção dos itinerários contemplando os quatro eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, empreendedorismo e mediação e intervenção sociocultural.