07.06.16

Novos coletores de resíduos

Os novos equipamentos fazem parte do projeto Abra seus olhos e veja coisas novas.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Lixeiras de uso externo contam com seus divisões para diferentes resíduos. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

A partir do dia 06 de junho, o Colégio Medianeira inicia uma nova fase do projeto Abra seus olhos e veja coisas novas marcada pela instalação, ainda em caráter temporário, de um conjunto de coletores de resíduos com separadores por tipo.  Os equipamentos simbolizam uma nova postura e um novo olhar sobre a questão ambiental.

Segundo o professor Roberto Casagrande Filho, responsável pelo Centro de Educação Ambiental, a proposta é pensar sobre o que descartamos e qual o seu destino. “Isso exige de todos nós um cuidado com o que estamos consumindo”, esclarece o educador.

Anteriormente, os resíduos produzidos estavam divididos em duas categorias: orgânico e reciclável. Nos coletores de uso externo recém-instalados são seis divisões: plástico, papel, metal, vidro, lixo não reciclável e orgânico. Nos coletores que serão colocados em ambientes fechados, haverá um modelo com duas divisões e outro com quatro compartimentos.

“Os coletores têm seis cores e vão ajudar nos processos de separação de forma com que o nosso lixo saia do Colégio com destino adequado para cada tipo de resíduo”, explica Liliane Grein, designer do Medianeira e criadora da identidade visual da ação.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Modelo com quatro separações será usado nas salas dos professores. Foto: Paulinha Kozlowski.

Educação pelo exemplo

Muito mais que a separação do lixo produzido diariamente, os novos coletores adotados pelo Colégio são também uma ferramenta de educação ambiental. Para o professor Casagrande, o processo educativo se realiza também pelo exemplo. Ao adotar uma postura mais consciente, o Medianeira forma sujeitos comprometidos com a preservação e o cuidado com a Natureza.

“É importante comentar que a mudança de postura para a nova forma de coleta de resíduos deve ser uma preocupação de toda a comunidade do Colégio. É um desafio e uma oportunidade de trabalharmos com a educação ambiental, de revermos nossos hábitos e de termos uma participação efetiva na construção de uma sociedade mais justa e que tanto queremos”, defende o educador. Em um primeiro momento, os novos coletores foram instalados para teste e, seguindo um cronograma específico, percorrerão todas as unidade de ensino e departamentos do Colégio.

Na visão de Liliane Grein, a compartimentação dos resíduos é um exercício prático daquilo que se aprende em sala de aula. “Quanto mais cedo os alunos aprendem a importância da separação correta, mais fácil é propagar o exemplo em casa e fazer disso algo cotidiano”, disse.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Salas de aulas também receberam os novos coletores. Foto: Paulinha Kozlowski.

Um mundo mais justo

As questões ambientais fazem parte da agenda do Colégio Medianeira e da Companhia de Jesus. A concepção de um mundo mais justo perpassa também pelo respeito à natureza e a conscientização do ser humano do seu papel como protagonista nessa ação.

Por isso, ao aderir ao projeto Abra seus olhos e veja coisas novas – e viabilizá-lo via currículo –, o Medianeira se conecta a um pensamento mais sustentável e socialmente envolvido.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo