06.09.16

O 1º ano e a culinária na prática

Aula coloca em prática a Aprendizagem Integral com o uso dos locais do Colégio como espaço educativo.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Crianças vivenciaram na prática o preparado do delicioso quibe assado. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

Os alunos do 1º ano do Medianeira participaram de uma aula diferente: eles foram ao Restaurante Lufti, dentro do Colégio, e vivenciaram a prática de uma cozinha, além de aprender a fazer um delicioso quibe assado. A atividade marca o início de uma importante parceria que transformou o local em um espaço pedagógico.

Para a professora Ana Paula Timóteo, levar os pequenos para o restaurante é um importante movimento do Colégio em busca da Aprendizagem Integral. “Vivenciando, eles acabam provando coisas que não têm vontade de comer. Quando estão experimentando o desejo fica mais real”, explicou a educadora.

Na visão de Miguel Lufti, proprietário do restaurante, é fundamental que os espaços do Medianeira se convertam em oportunidades de aprendizagem e troca de conhecimento. “Aqui é uma extensão da sala de aula: é possível descobrir a composição alimentar e outros detalhes dos alimentos”, afirma.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Os alunos puderam aprender sobre as etapas de preparo e também sobre os ingredientes. Foto: Paulinha Kozlowski.

Muitas descobertas

Pietro, aluno do 1º ano, ficou surpreso ao descobrir como se faz um quibe assado. “É muito gostoso, mas eu nunca achei que o quibe tinha que ter cebola. Eu achava que ia arroz”, contou o pequeno. Sofia, que faz parte da mesma turma, também aprovou a experiência. “Achei muito legal, porque a gente pode misturar as coisas”, disse.

Segundo Ana Paula, a reação dos alunos é um reflexo das muitas descobertas feitas fora da sala de aula. “As crianças não veem a receita apenas como uma receita, eles podem experimentar por meio do contato e da vivência, algo que só é possível por meio da Aprendizagem Integral”, resume a professora.

Ao permitir que os alunos, desde as séries iniciais, possam participar ativamente das aulas, o Colégio Medianeira desperta neles a consciência do papel de cada um na formação de uma sociedade mais justa, compassiva e aberta para com os demais.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A atividade faz parte do compromisso de Aprendizagem Integral do Colégio. Foto: Paulinha Kozlowski,[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]