07.07.20

O PAPEL EDUCATIVO DOS PAIS

Novo arranjo promovido pela pandemia de Coronavírus nos lares brasileiros reafirma o papel educador dos pais e responsáveis

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_imageframe image_id=”29425|full” max_width=”” style_type=”” blur=”” stylecolor=”” hover_type=”none” bordersize=”” bordercolor=”” borderradius=”” align=”none” lightbox=”no” gallery_id=”” lightbox_image=”” lightbox_image_id=”” alt=”” link=”” linktarget=”_self” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/07/arte-topo.jpg[/fusion_imageframe][fusion_separator style_type=”none” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”” top_margin=”40″ bottom_margin=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center” /][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]
Novo arranjo promovido pela pandemia de Coronavírus nos lares brasileiros reafirma o papel educador dos pais e responsáveis
[/fusion_text][fusion_separator style_type=”none” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”” top_margin=”40″ bottom_margin=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center” /][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]

Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostram que a pandemia de Coronavírus impacta, de forma direta, cerca de 80% da população estudantil do mundo. Atualmente, são 188 países com suas escolas fechadas por tempo indeterminado. Isso significa a intensificação da rotina familiar que, da mesma forma, encontra-se baseada em restrições devido ao isolamento social. E esse novo arranjo, nos lares brasileiros, reafirma o papel educador dos pais e responsáveis.

Figurando como a base no processo de socialização de crianças e jovens, a família tem papel fundamental no percurso educativo, sendo corresponsável pelo desenvolvimento integral da aprendizagem, mediando relações e apontando caminhos, sempre com foco às dimensões, tempos e espaços comuns ao currículo de ensino. No contexto de atividades remotas, portanto, é instituição-chave, atuando de maneira vital.

As primeiras impressões acerca do novo formato de acompanhamento a ser realizado pelos pais são vislumbradas desde nossa semana inicial de isolamento. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, cada estágio de aprendizagem exige uma assistência diferente. E a problematização mediante o sinalizar de prós e contras relativos ao novo formato de ensino vigente é fundamental. Isso reafirma a interação com as famílias como elemento essencial para a educação.

[/fusion_text][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]

O isolamento em casa e o novo formato educativo

Ao passo de ser um desafio, a educação em período de isolamento social é aprendizado para todos os envolvidos. Instituições, educadores, estudantes e famílias foram impelidos à adaptação, num novo cenário o qual remete a formas já exploradas anteriormente, mas em menor medida. Agora, a sala de aula está on-line. O Moodle passou a ser nossa principal ferramenta de aprendizado. E a interação, tal como em todos os demais âmbitos de nossas vidas, vem sendo delimitada ao virtual.

Com a adoção do modelo home office como regime de trabalho em boa parte dos setores da sociedade, as famílias se veem atarefadas em múltiplas frentes. Do compromisso profissional às responsabilidades rotineiras, o que fazia parte de outra esfera, agora, foi englobado ao cotidiano dos pais: os estudos e o ensino dos filhos dentro de casa diariamente.

Com essa nova dinâmica instaurada, surgem apreensões naturais. Uma rotina diversa requer modificações. Para adaptação ao cenário, o Colégio Medianeira adotou as atividades remotas, promovendo aulas on-line, tanto em tempo real (lives) quanto gravadas. Qualificando o corpo docente, adaptamos nosso projeto e processo pedagógicos, com atualizações e treinamentos.

Patricia Xavier Ribas, mãe de uma estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, garante que a saudade do Colégio é grande, mas que sua filha segue “firme e forte” nas aulas on-line. O diferencial, para melhorar a atenção e promover o interesse, está tanto no incentivo da mãe, quanto nas atividades interativas propostas pela professora. Da mesma forma, Carol Oliveira, mãe de estudantes da Educação Infantil, diz que prefere aproveitar o ambiente físico do Colégio, mas entende a atual situação e reconhece que a instituição está fazendo o seu melhor. “Preciso dizer que amo muito essa escola! E estou muito feliz com as aulas on-line”, completa.

Tratando não apenas da questão do aprendizado em si, mas pensando nos medos, aflições e dificuldades dos estudantes, Simone Trinco, mãe de estudante do Terceirão, elogia o desempenho durante a quarentena. Ela agradece o trabalho feito diariamente, apontando para a delicadeza com que os educadores impulsionam ao estudo. “Os professores do Terceirão deram um “gás” nos jovens, elogiando por estarem se esforçando em casa. Não está fácil pra eles ficarem fechados em casa. Então, esses comentários dos professores foram muito importantes. Como mãe, agradeço de coração”.

Finalmente, para vivenciar a experiência atual da melhor maneira, as famílias organizam sua rotina em prol de nossas atividades em tempo real. Todo aparato de tecnologia e educação é qualificado pela ação direta dos pais, que atuam conjuntamente aos professores, orientando e dando suporte aos nossos estudantes, que estão do lado de lá da tela do computador.

[/fusion_text][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]

A Associação de Pais e Professores (APP) e seu papel na missão educativa do Colégio Medianeira

Fundada em 03 de dezembro de 1968, a Associação de Pais e Professores (APP) do Colégio Medianeira possui histórico marcado pelo diálogo e abertura a vivências com a comunidade externa. Formada por famílias e educadores, é composta exclusivamente por voluntários e tem o objetivo de acompanhar a formação, sempre com foco ao desenvolvimento de nossos estudantes e da participação das famílias nos processos pedagógicos ao longo da formação escolar.

Voltada ao atendimento das necessidades coletivas dos pais e responsáveis, atua de forma agregada ao Medianeira, promovendo a integração entre as famílias e o Colégio. No contexto da pandemia de Coronavírus, segundo a presidente da entidade, Priscila Louise Leyser Santin, a APP teve suas ações bastante afetadas. Entretanto, ela destaca a importância do trabalho desenvolvido, garantindo o encaminhamento de todas as demandas: “Como representantes formais dos pais perante o Colégio, fomos muito procurados, no início da suspensão das aulas, por pais preocupados com o ensino e aprendizado de seus filhos e a crise econômica instalada”.

Mais que um canal auxiliar, a APP é um chamado à “participação, convivência e interação”, com ações que promovem “a educação, a cultura, o esporte e a excelência humana e acadêmica”, fomentando a corresponsabilidade na missão educativa da instituição, como consta do Projeto Educativo Comum (PEC) – nº 103/104. Seu engajamento no cotidiano escolar figura mediante a realização de palestras, vacinação contra a gripe, atividades recreativas e de confraternização, além do acompanhamento no que diz respeito ao uso da tecnologia, ensino de língua estrangeira e índices de aprovação no vestibular e no ENEM.

Por fim, Priscila lamenta o cancelamento de ações previstas para o ano de 2020, tais como a Campanha de Vacinação da Gripe; as palestras formativas mensais do projeto “Profissão: Pais”; os esportes coletivos que aconteciam todo sábado à tarde; o bingo da Festa Julina, entre outros. Apesar disso, a presidente da APP assegura que a viabilidade de novas ações está sendo analisada, sem deixar de respeitar todos os protocolos das autoridades sanitárias.

[/fusion_text][fusion_separator style_type=”none” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”” top_margin=”40″ bottom_margin=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center” /][fusion_gallery layout=”” picture_size=”” columns=”” column_spacing=”10″ gallery_masonry_grid_ratio=”” gallery_masonry_width_double=”” hover_type=”” lightbox=”yes” lightbox_content=”” bordersize=”” bordercolor=”” border_radius=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_gallery_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/07/85031291_3441760635834986_3733425391772106752_o.jpg” image_id=”29451|full” link=”” linktarget=”_self” /][fusion_gallery_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/07/70767026_3100769519934101_2474369232326885376_o.jpg” image_id=”29446|full” link=”” linktarget=”_self” /][fusion_gallery_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/07/79856164_3300009726676745_7576820444745957376_o.jpg” image_id=”29450|full” link=”” linktarget=”_self” /][fusion_gallery_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/07/78434628_3281132371897814_7526206918042320896_o.jpg” image_id=”29447|full” link=”” linktarget=”_self” /][fusion_gallery_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/07/79526136_3300009850010066_770044312837685248_o.jpg” image_id=”29449|full” link=”” linktarget=”_self” /][fusion_gallery_image image=”http://www.colegiomedianeira.g12.br/wp-content/uploads/2020/07/78931933_3281132701897781_2953991979777654784_o.jpg” image_id=”29448|full” link=”” linktarget=”_self” /][/fusion_gallery][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo