28.12.17

Oficina de Cinema e Fotografia em 2017

Turmas da oficina conquistaram prêmios e foram destaque em festivais e mostras.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Turmas da Oficina no LabCom da PUC.

Neste ano de 2017, a Oficina de Cinema e Fotografia promoveu alguns momentos extraordinários.

A Festa das Linguagem do Colégio Medianeira (FLIM) é um momento norteador nas Oficinas de Cinema e Fotografia porque é a oportunidade dos estudantes apresentarem seus trabalhos e sentir as reações de diferentes pessoas: colegas, docentes, funcionários, familiares.

O Cinema e a Fotografia, assim como as outras artes, acontecem também na recepção do público. É neste momento de contemplação que quem produziu experimenta suas obras junto a outras pessoas e sente-se diferente, exercitando sua empatia e sua alteridade.

Por isso, a FLIM é transformadora na vida de quem participa como espectador e, mais ainda, para quem participa como produtor. Depois destas exibições e reflexões na FLIM, os jovens da Oficina de Cinema e Fotografia participaram de eventos que deram continuidade à sua jornada:

Maria Eduarda Corrêa e Pietra Spindola, Gustavo Arruda, Mariana Campelo e Nicolas Mosko, que são dos alunos há mais tempo na Oficina de Cinema (há cinco ou quatro anos) apresentaram trabalhos no  6º Seminário Nacional CINEMA EM PERSPECTIVA.

O evento é um encontro nacional de pesquisadores de cinema e audiovisual, com participantes de diferentes Estados brasileiros, da graduação e da pós-graduação, promovido pela Unespar. Os encontros deste ano foram sediados no Campus de Comunicação da UFPR.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Professor Alexandre recebendo o o Diploma de Mérito do Festival de Cinema da Lapa.

Os jovens do Medianeira foram os únicos alunos da educação básica presentes no evento e impressionaram por seus percursos singulares e por suas sensibilidades, evidenciadas por seus trabalhos com o cinema.

Os trabalhos apresentados foram: “Duda & Pietra: adolescência no cinema” e “Nerds inglórios: um filme feito na escola”.

A Turma Corvo, que é a turma de estudantes veteranos na Oficina de Cinema e Fotografia, também apresentou seus filmes para alunos de Publicidade & Propaganda da FAE Centro Universitário e no Festival de Cinema da Lapa, em importantes intercâmbios com diferentes contextos, públicos e produtores.

A mesma turma, junto com a Turma Pato Azul, visitou o Laboratório de Comunicação e Artes (LabCom), da PUCPR, em mais um intercâmbio intercursos.

E, por fim, o professor Alexandre Rafael Garcia recebeu o Diploma de Mérito do Festival de Cinema da Lapa, “por seu relevante trabalho como arte educador à frente da Oficina de Cinema do Colégio Medianeira”.

Todos estes eventos, estas experiências e este reconhecimento evidenciam o compromisso do Colégio Medianeira com a formação acadêmica e humana de seus estudantes. A arte é um elemento fundamental neste processo formativo.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]