30.05.19

Olimpíada Canguru

Concurso Canguru Brasil é a maior competição internacional de Matemática do mundo.

Como forma de incentivar as habilidades acadêmicas dos estudantes, o Colégio Medianeira participou do Concurso Canguru de Matemática pela primeira vez em 2019. A competição internacional ocorre anualmente e é destinada aos alunos desde o 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Figurando como o maior concurso de de Matemática do mundo, conta com mais de 6 milhões de participantes e está presente em 75 países.

Participando em todos os níveis, o Medianeira conquistou 104 medalhas. Nossos estudantes foram avaliados nas mais diversas áreas de conhecimento, demonstrando seu domínio tanto sobre os conteúdos programáticos, quanto sobre a dimensão emocional que envolve a resolução de um exame como esse.

Os objetivos da Olimpíada Canguru são: ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica, favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os estudantes do universo da Matemática, e estimular a capacidade dos estudantes de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.

Canguru de Matemática Brasil

O Concurso Canguru de Matemática teve origem na França e é administrado globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF). No início dos anos 80, Peter O’Halloran, professor de Matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente. Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”.

Dessa forma, nasceu o concurso Kangourou sans Frontières (www.aksf.org) que hoje está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil. Canguru sem Fronteiras é uma Associação internacional que congrega personalidades do mundo da Matemática. Anualmente, um seleto grupo de professores se reúne para discutir o ensino da Matemática e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes. A finalidade da Associação é promover a divulgação da Matemática por todos os meios ao seu alcance e, em particular, com a realização do concurso que envolve e motiva milhares de alunos pelo mundo.

No Brasil, a competição já tem uma década de existência e o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde seu início, em 2009. No ano passado, cerca de 2 mil escolas e mais de 300 mil alunos participantes.

Clique aqui para maiores informações sobre a Olimpíada Canguru.