01.09.22

2ª ONU Intercolegial da RJE

Estudantes do Ensino Médio vivenciarão a rotina de diplomatas, defendendo a política externa e o desenvolvimento do bem-estar coletivo.

2ª ONU Intercolegial da RJE

A 2ª ONU Intercolegial, da Rede Jesuíta de Educação, é um projeto direcionado ao Ensino Médio, consistindo na realização de uma simulação do encontro da Organização das Nações Unidas. Essa dinâmica é caracterizada como uma importante estratégia pedagógica de análise, reflexão, debate e sistematização de conteúdos que se relacionam à dinâmica das vidas em sociedade, com acento sobre as dimensões política e planetária. Além disso, o principal objetivo dessa dinâmica é formar pessoas para a Cidadania Global, que se posicionem de forma comprometida na sociedade e com isso impulsionem à percepção da importância do cuidado do bem-estar coletivo.

Durante os dias 22, 23 e 24 de setembro, em formato virtual, os estudantes de todos os Colégios da RJE vivenciarão a rotina de diplomatas, caracterizados como tal, defendendo a política externa de suas representações e, no último dia, deverão redigir uma resolução ou carta que oficializará as decisões tomadas em cada um dos comitês. Cada Colégio terá entre 5 e 13 vagas, que serão preenchidas pelos delegados de países e organizações não governamentais, um jornalista e um professor de referência.

Para o ano de 2022, haverá cinco comitês, que tratarão dos seguintes temas:

• Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) – Guerra do Tigray: Conflito Civil e a Crise Humanitária na Etiópia;
  • Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) – Desenvolvimento Sustentável da Amazônia: diferentes conflitos no uso de seus recursos naturais;
  • União Europeia (UE) – Conflito Rússia e Ucrânia;
  • Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) – Crise Humanitária dos Curdos;
  • United Nations Historical Security Council (UNHSC) – Crise dos Mísseis (1962) – comitê em inglês e participação em duplas.

As estudantes Isabela Balestrin Frizzo (3º ano B) e Isabela Saori Aguilar Tesluk (3º ano C) e o Sempre-Aluno Rodrigo Herrera de Cerjat ficaram responsáveis pelo comitê do PNUMA. “Um dos motivos por termos escolhido essa temática para o nosso comitê foi porque podemos contar com os nossos professores do Terceirão, que são muito familiarizados com o assunto. Além disso, o Colégio sempre trabalhou esse tema e nos sentimos muito animados com a escolha ”, relata Isabela Saori.

A primeira ONU Intercolegial da RJE aconteceu em setembro de 2018, no Colégio Santo Inácio, e essa segunda edição do projeto estava prevista para acontecer em 2020, no Colégio Diocesano, mas foi adiada em função da pandemia. Conforme alinhado no Fórum de Diretores Gerais no final de 2021, a 2ª ONU Intercolegial da RJE acontecerá on-line.

A ONU é uma organização internacional responsável por mediar conflitos entre países, disseminar a cultura de paz entre as nações, defender o respeito aos direitos humanos e promover o desenvolvimento sustentável e econômico dos países e a cooperação entre eles. Nessa perspectiva, ao trazer a simulação para dentro do Ensino Médio, a Rede tem a principal missão de formar jovens conscientes, críticos, criativos e comprometidos em provocar mudanças no local onde vivem e atuam.