07.10.16

Orientação Profissional

Unidade de Ensino desenvolve um trabalho específico com as três séries.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Uma das Oficinas de Profissões do Ensino Médio deste ano. Foto: Paulinha Kolowski.

A entrada no Ensino Médio (EM) é a última etapa antes do ingresso da universidade, da inserção mercado de trabalho e da vida adulta. As dúvidas quanto ao futuro e a carreira a se seguir são constantes entre jovens, por isso, o Colégio Medianeira, por meio do Serviço de Orientação Educacional (SOE), realiza um importante trabalho de orientação profissional com os estudantes.

A Orientação Profissional acontece da 1ª série ao Terceirão e envolve, antes de tudo, o conhecimento e pesquisa. Para Roberta Uceda, responsável pelo projeto e pelo SOE, o ponto-chave para que os alunos descubram a sua vocação ou as profissões com as quais têm mais afinidades está no autoconhecimento e na autopercepção.

O coordenador da Unidade de Ensino, Adalberto Fávero, o Beto, observa que muitos alunos chegam ao EM sem uma definição exata de que profissão pretendem seguir ou quais são as habilidades necessárias para algumas carreiras. “Ao perceber que o mundo está em uma mudança vertiginosa, que estamos em uma época em que tudo muda rapidamente, faz com que muitos questionamentos cheguem até nós educadores”, explica.

E se não for?

Entre as iniciativas dentro do projeto de Orientação Profissional desenvolvido pelo EM estão as visitas a universidades e locais de trabalho. No final de cada semestre são organizadas as Oficinas de Profissões, em que profissionais de diversas áreas vêm ao Medianeira explicam um pouco sobre o seu dia a dia, a rotina de trabalho e respondem às dúvidas dos alunos.

O contato e a troca de experiências proporcionam novos olhares sobre as profissões e suas próprias aptidões, permitindo também que eles se projetem como profissionais. “Os alunos têm uma história de vida, uma trajetória escolar, mas não possuem uma vivência de trabalho. Um dos medos que eles têm é do que ‘estou escolhendo, mas e se não for?’”, explica Roberta.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Adolescentes chega ao EM com muitas dúvidas. Foto: Paulinha Kozlowski.

Mediação

As dúvidas e os questionamentos no que diz respeito à escolha de uma carreira se tornam cada vez mais frequentes no Ensino Médio, por isso, o Medianeira entende que é papel da escola ajudar no processo. Na visão de Beto, ao contextualizar o mercado de trabalho, as novas profissões e o avanço tecnológico em sala de aula, a Orientação Profissional acaba por se inserir naturalmente no currículo das séries.

Roberta concorda. “Todo o trabalho de orientação casa com algo que seja significativo na elaboração de um projeto de vida. A gente [/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][os serviços da Unidade de Ensino] integra os olhares para mexer um pouco com a questão existencial e o sentido que isso terá”, esclarece a educadora, que completa comentando sobre a importância da formação de sujeitos competentes e conscientes da importância de construir um mundo mais justo.

A Orientação Profissional, ao fazer parte do currículo e estar nas discussões das séries, reforça o compromisso do Colégio Medianeira com a Aprendizagem Integral e a busca pela excelência humana e acadêmica, colocando os estudantes em diálogo com os diversos olhares e contextos.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]