02.02.21

Os desafios da aprendizagem em 2021 

A ressignificação da proposta teórico-prática de aprendizagem no Colégio Medianeira em tempos de quarentena e de incertezas.

Os desafios da aprendizagem em 2021 

A ressignificação da proposta teórico-prática de aprendizagem a partir da pandemia do coronavírus garante ao Colégio Medianeira a expertise para enfrentar as provocações do início do ano letivo de 2021

 

Os efeitos do coronavírus remodelaram significativamente aspectos teórico-práticas da educação no Colégio Medianeira, mas não desatualizaram a nossa proposta pedagógica. O desenvolvimento das três dimensões (cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa) segue como parâmetro que rege os demais aspectos da educação inaciana e se mostra cada vez mais contemporâneo e essencial.  

Ao longo de 2020 pudemos analisar o impacto causado pela realidade da pandemia na vida de nossos estudantes, famílias e educadores, permitindo-nos delinear a nossa compreensão acerca dos processos pedagógicos a serem colocados em prática no atual momento da pandemia, em que o presencial se mesclará com o ensino a distância, enquanto o plano de vacinação não atinge cobertura suficiente para as atividades curriculares em modo integral.  

Fernando Guidini, diretor acadêmico do Medianeira, aponta que, “apesar dos desafios de sermos um Colégio grande, conseguimos adotar uma nova rotina de maneira muito ágil”. Para se adaptar ao novo contexto, a instituição investiu na formação dos professores, com seminários, tutoriais, formações em tecnologia, mediações pedagógicas e avaliações, qualificando ainda mais o corpo técnico-pedagógico. Guidini conta que os professores se ressignificaram em pouco tempo, elaborando uma matriz curricular própria e especial para o período desafiador que vivemos. “Os ruídos e as inseguranças iniciais foram substituídos por maior confiança, pois as famílias perceberam o nosso esforço, o profissionalismo institucional e a capacidade pedagógica do nosso colegiado”, destaca Guidini.  

O envolvimento das famílias e dos estudantes neste novo processo educativo tem surpreendido e os resultados das aprendizagens desenvolvidas em 2020 foram satisfatórios. A construção do conhecimento, coletiva, faz com que as famílias sejam constantemente consultadas acerca das ações a serem desenvolvidas no início do ano letivo de 2021. “O projeto vem sendo continuamente adaptado à realidade de cada uma das faixas etárias”, define Guidini. “É imprescindível repensar estruturas e projetos, associando pedagogia e saúde. Seguimos as recomendações dos decretos sanitários e continuaremos investindo em tudo o que for necessário para uma aprendizagem de qualidade, com segurança e bem-estar”, completa. 

Ícone - Agende uma Visita
Agende uma Visita
Ícone - Matrículas 2021
Matrículas 2021