Páscoa no Medianeira
Durante o período da Páscoa, o Medianeira tem três grandes projetos para seus alunos e para a comunidade.
A época da Páscoa é um período de muita importância para a comunidade cristã, pois representa a passagem para uma Vida Nova, um tempo de mudança e de transformação. Este é, inclusive, o principal sentido da Ressurreição de Jesus: Vida Nova.
Na liturgia cristã, a Páscoa é formada por três grandes momentos: a Preparação, a Celebração e o Prolongamento. A preparação, chamada Quaresma, começa na Quarta-feira de Cinzas (recebidas pelos fiéis como um símbolo de mudança) e termina no Domingo de Ramos (a comemoração da entrada de Jesus na cidade de Jerusalém).
A Celebração da Páscoa acontece durante a Semana Santa, período no qual Cristo realiza sua última ceia (quinta-feira), é crucificado, morto e sepultado (sexta-feira) e, como símbolo de vida nova, ressuscita (Domingo de Páscoa).
O terceiro grande momento da Páscoa é conhecido como Prolongamento, que se estende por 50 dias após o domingo pascal. Chamado de Pentecostes, ele marca a descida do Espírito Santo aos apóstolos de Jesus.
O Colégio Medianeira, como instituição católica, oferece a vivência desse espírito de Páscoa a seus alunos, por meio de vários projetos. Conheça-os:
O Projeto Semana Santa
O Projeto Semana Santa é um estágio social e religioso para jovens que desejam viver o verdadeiro sentido da Páscoa. O trabalho é coordenado pela Pastoral Escolar do Colégio Medianeira, junto à Paróquia Senhor Bom Jesus – de Mandirituba – e conta com apoio de pais, professores, sempre-alunos e muitas lideranças locais destas comunidades. Para o Padre Ponciano Petri, coordenador da Pastoral, esse é um momento “para celebrar o Mistério da Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, partilhar e conviver com famílias das comunidades das paróquias”.
O objetivo do projeto é ajudar os jovens a fazer uma experiência do amor de Deus, que se manifesta na vida de todas as pessoas e no serviço aos mais pobres. Esta vivência aprofunda a experiência de Deus na eucaristia, na fé e religiosidade das comunidades que vivem a Semana Santa. Desperta lideranças, cria e fortalece os laços de amizade e a troca de experiências com toda a comunidade.
Pe. Ponciano aponta que há duas dimensões na importância desse projeto. A primeira delas é acelebrativa, na qual os alunos podem vivenciar as experiências no contexto da comunidade, pois assim podem “aprender o sentido verdadeiro da entrega de Jesus Cristo pela salvação da humanidade”. A segunda é a pastoral, por meio da qual eles podem fazer parte da família, e, de acordo com Pe. Ponciano, “isso exige abertura, compromisso e cuidado com todos da casa”.
Estas duas dimensões têm a intenção de anunciar e testemunhar a vida oferecida por Jesus. Por este motivo, somos chamados a ir além dos espaços do Colégio para partilhar todo dom oferecido por Deus e colocar em prática conhecimento e talentos pessoais.
Nesse ano, o Projeto acontecerá entre os dias 1 a 4 de abril, nas comunidades de Areia Branca, Campestre, Espigão das Antas e Quatro Pinheiros (todas no município de Mandirituba).
A Campanha do Chocolate
A Campanha do Chocolate é um projeto social do colégio que visa distribuir chocolates para crianças, adolescentes, jovens e idosos de diversas instituições, onde nossos alunos realizam trabalhos voluntários, por meio dos quais eles e suas famílias podem realizar um gesto concreto que expresse o compromisso com o outro na construção da fraternidade e da solidariedade. Padre Guido Valli, Coordenador do Serviço de Orientação Religiosa Espiritual e Orientador da Pastoral, aponta, inclusive, que este “objetivo está em plena sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano: ‘Fraternidade: Igreja e Sociedade’, tendo como lema: ‘Eu vim para servir’”.
Perguntado sobre a importância da campanha, Pe. Guido responde: “possivelmente, será o único chocolate que muitas dessas crianças vão poder desfrutar na Páscoa. Mais que palavras, é preciso ver os olhares e os sorrisos delas ao recebê-lo. Não sei se há palavras para descrever a alegria e a satisfação delas neste momento. Sabemos que não será com campanhas que iremos construir uma nova sociedade, mais fraterna, igual e justa, mas há uma ajuda imediata que não se pode esperar de políticas de médio e longo prazo. Há momentos em que não temos outra saída senão dar o peixe para que se tenha força para, depois, pescá-lo com as próprias mãos. Acho que, em muitos casos, foi o que Jesus fez nos dias em que viveu no meio de nós. E, finalmente, deu a própria vida como gesto concreto de seu grande amor por nós.
“Como finalidade, a campanha visa ajudar instituições que atendem crianças e adolescentes carentes – pobres mesmo – que não dispõem de recursos que lhes permitam desfrutar de um chocolate por ocasião da Páscoa”.
A Campanha do Chocolate começará amanhã, no dia 20, e vai até o dia 30 de março.
A Páscoa e as crianças da Educação Infantil e Fundamental
Para as crianças, em geral, a Páscoa significa coelhinho e ovos de chocolate. É possível dizer que isso seja fruto da força dos meios de comunicação, que se impõe aos valores ligados ao sentido da Páscoa de Jesus Cristo.
No Colégio Medianeira, com uma celebração muito simples, e sem esconder que o coelhinho e o ovo têm, sim, o seu significado pascal, procuramos passar a elas o verdadeiro sentido da Páscoa de Jesus: Ele veio a este mundo para nos ensinar o caminho da verdadeira Vida; para nos ensinar como fazer para melhorar o mundo.
Pe. Guido Valli complementa: “no final, elas compreendem que o mais importante da Páscoa não é o coelhinho nem o ovo de chocolate, mas Jesus que entregou a sua vida na cruz para salvar a humanidade de todo mal”.
A Páscoa, de acordo com Pe. Guido, é a passagem para uma Vida Nova em Jesus que veio para transformar a humanidade. Por isso, nesse clima atual que segue a lógica do mundo capitalista, o colégio celebra com seu carisma inaciano, próprio de sua identidade jesuíta, a Páscoa.