19.10.16

PEC: Dimensão da Organização

Documento coloca luz sobre a importância de focar recursos e projeto na Aprendizagem Integral.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Educadores do Administrativo durante a entrega oficial do PEC. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

Conhecer e entender o Projeto Educativo Comum (PEC) são os dois primeiros passos para aplicar o documento ao dia a dia da comunidade educativa em todas as suas dimensões. Os processos administrativos e a maneira com a qual são geridos compõem a dimensão da Organização, Estrutura e Recursos que, de acordo com o PEC (número 54), manifestam o modo de proceder de uma instituição jesuíta.

Para o Diretor Administrativo do Colégio Medianeira, Gilberto Vieira, o PEC deve servir como um horizonte aos colégios e orientar os educadores em suas atividades. “O documento é muito importante para que todos consigam trabalhar dentro das perspectivas da instituição, de como queremos construir as aprendizagens de nossos estudantes”, explica.

Ao apontar caminhos, o PEC busca também ressignificar as ações pedagógicas. De acordo com o coordenador Administrativo do Medianeira, Henrique Weidlich, essa postura é fruto da necessidade de reposicionar e repensar o trabalho apostólico da Companhia de Jesus na Educação Básica. “O PEC vem provocar toda a comunidade educativa, e não só o Administrativo, a repensar seu modo de proceder baseando-se na Pedagogia Inaciana, levando em consideração a trajetória construída até o presente, preocupando-se com as necessidades da atualidade e do futuro, visualizando a formação integral do indivíduo”, esclarece o educador.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] “O PEC contribui para o Colégio possuir um planejamento estratégico”. Foto: Paulinha Kozlowski.

Missão

O gerenciamento dos recursos, no Medianeira, está voltado para o Acadêmico. Os números 65 e 68 do PEC trazem à tona a reflexão sobre a importância de concentrar recursos e esforços na Missão. Segundo Weidlich, a chave para isso está em motivar o trabalho sistêmico e integrado entre as áreas e setores da instituição. “O PEC contribui para o Colégio possuir um planejamento estratégico, elaborando planos de trabalho, criando diretrizes e compartilhando com toda equipe de educadores. É um caminho importante para a conquista dos objetivos”, disse.

Na visão de Gilberto Vieira o documento ajuda a compreender como o Administrativo e o Acadêmico podem caminhar juntos para a formação integral dos alunos. “O PEC faz a provocação de que temos de trabalhar em conjunto. Os investimentos devem ser voltados exclusivamente para a Aprendizagem Integral. Isso só acontece se conhecermos o texto como um todo”, define o Diretor.

O PEC simboliza, como dito em sua apresentação, “uma educação para a cidadania”. Nesse sentido, as conversas sobre o texto trazem desafios e novos pensamentos sobre como dar novos significados e/ou qualificar processos e projetos que fortaleçam a proposta pedagógica, permitindo a formação de sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos.

Clique aqui e leia sobre a Dimensão Curricular. 

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