Plano de contingência
Colégio Medianeira investe em segurança e capacita educadores para situações de risco ou emergência.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Teoria: treinamento realizado no anfiteatro do Colégio Medianeira. Foto: Paulinha Kozlowski.
Texto por Jonatan Silva.
Pensar uma educação de qualidade é se preocupar com todos os aspectos que envolvem o ambiente escolar. E as questões de segurança não poderiam ficar de fora. Por isso, neste ano o Colégio Medianeira implantou o sistema de plano de contingência, desenvolvido em parceria com uma consultoria do setor.
A ações propostas são respostas rápidas às situações não previstas ou fora da normalidade dentro do Colégio. Na opinião do diretor financeiro do Medianeira, Gilberto Vieira, o plano de contingência confirma o cuidado da instituição com a segurança de alunos, famílias e educadores. “O plano nos orienta sobre como devemos proceder em emergências ou situações de risco”, explica.
Para garantir a execução perfeita das soluções definidas pela empresa de consultoria, as equipes de segurança e manutenção receberam um treinamento especial. Além disso, cada setor e Unidade de Ensino do Medianeira enviou um representante para as aulas teóricas e o exercício prático. “Todos somos responsáveis pelo plano de contingência, mas existem algumas pessoas de referência a quem podemos pedir ajuda”, esclarece Vieira.
Monitoramento
De acordo com o coordenador de segurança do Colégio Medianeira, Marcel Bellizi, a central de monitoramento é o ponto-chave de todo o processo. “É a partir das informações do monitoramento que as equipes serão posicionadas e os educadores poderão ser orientados sobre o que fazer”, detalha.
Para Bellizi, todos dentro do Colégio são responsáveis por identificar e repassar informações sobre qualquer acontecimento que fuja à normalidade. “Ao tomarmos conhecimento da situação, faremos o melhor encaminhamento, sem gerar pânico”, comentou.
Para finalizar as atividades, todos os educadores do Medianeira receberam um informativo sobre a operacionalização do plano de contingência, garantindo maior eficiência e eficácia.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]