09.07.21

Por que a formação humana é ainda mais importante em tempos de pandemia?

Fortalece a capacidade do estudante de olhar para o futuro com sensibilidade e fé.

Estimular a coletividade sempre foi uma das premissas do Colégio Medianeira e, com a pandemia, incentivar que os estudantes pensem no bem comum se tornou ainda mais relevante.

Precisamos ter consciência que essa prática é uma virtude indispensável para construirmos um mundo melhor. A responsabilidade se inicia por nós, porém tem um alcance que ultrapassa as nossas atitudes.

O sociólogo e filósofo Edgar Morin, na obra Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, mostra a importância de educarmos para a complexidade, repassando conhecimentos que não são fragmentados e que importam tanto para o indivíduo quanto para o planeta. Acima de tudo, o livro mostra que para ser complexo é necessário conviver.

Claudete Gonçalves, catequista do Colégio, explica que a formação humana do Medianeira corrobora para que o estudante seja capaz de olhar com sensibilidade e esperança o mundo.

“Assim, ele identifica seus desafios, deixando-se interpelar por oportunidades e experiências concretas no sentido de atitudes, conhecimentos e capacidades que permitem um olhar positivo com relação ao futuro, a si próprio, aos outros e aos desafios da vida, na dimensão pessoal, cristã, social e profissional de cada um”, define.

 

Tecnologia e relacionamento

Percebemos que é fundamental formar os estudantes para a cooperação, especialmente na realidade cada vez mais complexa que vivemos, em que a tecnologia ocupa espaços maiores e também se torna elo entre estudantes, professores e famílias.

“Somos seres relacionais, necessitamos do outras pessoas como referência, e é no encontro com o próximo que percebemos nossa identidade e descobrimos o próprio rosto. Temos em nossos corações impulsos divinos que nos levam, a partir da contemplação da Trindade, um olhar amoroso e cuidadoso com os demais, desejosos de uma abertura que leve ao encontro de Deus”, declara Claudete.

Ou seja, precisamos de outros indivíduos para viver essa vida tão complexa e temos muito orgulho de sempre atuarmos em conjunto. Exatamente por isso, o Colégio Medianeira procura ser um ambiente plural de ideias e de colaboração, mostrando aos estudantes a importância de nos apoiarmos e reunirmos forças para lutarmos por uma sociedade mais justa.

“É nesta abertura que compartilhamos sentimentos como alegrias, dores, sonhos e, sobretudo, esperança. Em tempos tão difíceis, é essencial que possamos encontrar uns nos outros o referencial divino que alimenta nossa fé de que dias melhores virão. Isso acontece quando nos permitimos dialogar, ouvir e sobretudo acolher aos demais”, resume a catequista.

 

 

 

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo