29.04.22

Projeto Abra Seus Olhos e Veja Coisas Novas 2022

Reimaginar práticas de vida mais sustentáveis é compromisso dos Colégios da Companhia de Jesus.

Projeto Abra Seus Olhos e Veja Coisas Novas 2022

Desde 2016, Colégio Medianeira aderiu ao projeto Abra Seus Olhos e Veja Coisas Novas, uma iniciativa da Companhia de Jesus para repensar questões socioambientais. A intenção desse programa é contribuir com a transformação gradativa do desenvolvimento humano e, em parceria com a educação ambiental, apresentar diversos modelos de ações sustentáveis.

Em tempos de crise ambiental, é preciso reimaginar maneiras de viver na Terra. Por isso, a sustentabilidade, que defende a preservação do meio ambiente por meio de estratégias que reduzam os impactos ambientais, preocupa-se não apenas com os dias atuais, mas principalmente com o planeta que deixaremos para as próximas gerações.

O Medianeira tem entre seus pilares a responsabilidade ambiental e um compromisso frente às discussões e ações sobre a preservação do meio ambiente. “São ações pequenas e situadas que transformam realidades e reconfiguram práticas coletivas e isto, com certeza, as fazem grandes. Embora aparentemente pequenas, as estratégias integradoras concretizadas, permitem a consolidação de uma ação educativa que forma cidadãos do mundo para o mundo em sintonia com valores coletivos e globais”, relata o Diretor Acadêmico, Carlos Torra.

A educação ambiental é desenvolvida em sintonia com o currículo de cada série e com o posicionamento explicitado, pelo Padre Arturo Sosa S.J., na quarta Preferência Apostólica Universal: “participar dos esforços para a pesquisa e análise profundas que apoiem a reflexão e o discernimento necessários para tomar as decisões de sanar as feridas já infringidas ao equilíbrio ecológico”. A Educadora Letícia Estela Cavichiolo Espindola, responsável pelo Centro de Educação Ambiental do Colégio Medianeira, destaca que “desde a famosa ‘Chácara do Medianeira’ até os nossos bosques, todas as áreas verdes do Colégio são revestidas de muitos significados para o cuidado com a criação de Deus e promoção da justiça socioambiental”.

TRANSFORMAÇÃO

A informação é o primeiro passo à educação ambiental. É fundamental que a discussão das questões socioambientais seja estimulada, tornando-nos sensíveis à causa. É pensando nisso que essa transformação faz parte do Projeto Educativo Comum (PEC), documento produzido pela Rede Jesuíta de Educação (RJE), que norteia as ações pedagógicas das 17 instituições jesuítas de educação básica no Brasil. O PEC 2021 evidencia a preocupação da RJE e da Companhia de Jesus em formar pessoas capazes de responder às demandas da vida e do mundo com inovação, criatividade, responsabilidade e respeito à Casa Comum.

AÇÕES

O projeto Abra seus olhos e veja coisas novas abrange um grande conjunto de ações e outros diferentes projetos como: Coleta seletiva, Alimentação saudável e Feira de Orgânicos, Horta Orgânica e Compostagem, Coleta do óleo usado, Coleta de resíduos eletrônicos, Campanha da Caneca, Maio amarelo, Outubro rosa, Novembro Azul, Lacre solidário, Campanha da toalha de papel, Incentivo ao consumo consciente e Coleta de esponjas e a Campanha Carona Solidária.

Na primeira semana do mês de maio, divulgaremos mais informações sobre a Campanha Carona Solidária, que traz consigo o caráter pedagógico de educar pelo exemplo. A ação é uma importante ferramenta de partilha e oportuniza o despertar de uma nova consciência, colaborando para a redução do consumo e do número de carros nas ruas.

Ícone - Agende uma Visita
Agende uma Visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo