17.06.19

Formação de Líderes

Formação de lideranças inacianas visa à integração de sujeitos conscientes de seu compromisso com a justiça.

Pensar os processos e projetos educativos de forma ampla, sob a perspectiva da Aprendizagem Integral, alcançando a todos os alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, é um dos desafios propostos pelo Projeto Educativo Comum (PEC). Sendo um documento basilar, lançado pela Rede Jesuíta de Educação (RJE), em 2016, o PEC sintetiza as ideias, conceitos e princípios da Companhia de Jesus. Um de seus pontos-chave é a Dimensão Curricular, que trata da experiência educacional entre os sujeitos que participam de um movimento de troca de conhecimentos e novas vivências.

Para Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Colégio Medianeira, imaginar o currículo sob essa perspectiva significa transformar o eixo da transmissão e assimilação do conhecimento no espaço da escola. O educador afirma que é necessário romper com a noção de currículo dado e do saber canônico, pois ele é uma construção coletiva, pensado a partir do sujeito.

Liderança inaciana

O PEC, em seu número 52, aponta que um colégio da Companhia de Jesus tem como objetivo, entre outros, a formação de lideranças inacianas, ou seja, sujeitos conscientes de seu compromisso com a justiça e o serviço. Nesse sentido, Guidini observa que “essa deve ser uma preocupação de fundo do currículo, mas também o resultado do processo formativo”.

Nossos estudantes dos 9º anos tiveram a oportunidade de viver um momento de imersão, experienciando um final de semana inusitado. Longe dos celulares e mais perto da natureza, estiveram organizados em 22 barracas montadas com o auxílio do Grupo Escoteiro do Medianeira, em um acampamento no Centro de Educação Ambiental do Colégio. Por meio da convivência e da integração, aprofundaram virtudes como amizade, corresponsabilidade, cooperação, partilha e valorização do meio ambiente.

Currículo e Interdisciplinaridade

O currículo é ponto fundamental dos processos de aprendizagem. Assim, a interdisciplinaridade figura como um fator decisivo nesse meio. O item número 30 do PEC mostra que “o currículo é o ethos, no qual realizamos a finalidade que declaramos: excelência na educação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas”. Sendo assim, ainda de acordo com o Diretor Acadêmico do Colégio Medianeira, o currículo é o todo que envolve o fazer pedagógico e os diferentes tempos, espaços e sujeitos da formação do aluno e, por isso, todos são formadores e responsáveis pela educação ampla e específica. “Se ele

[o currículo] é o ethos institucional, da portaria à sala de aula, dos pátios à Manutenção, da Comunicação ao Centro de Esportes, por exemplo, todos são compreendidos como educadores no sentido amplo da palavra”, diz Guidini.

Ícone - Agende uma Visita
Agende uma Visita
Ícone - Matrículas 2021
Matrículas 2021

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo