20.04.21

A Pedagogia Inaciana e a formação integral do estudante

A pedagogia inaciana desenvolve as potencialidades e as dimensões de jovens e crianças.

A Pedagogia Inaciana e a formação integral do estudante

Há mais de 60 anos, o Colégio Medianeira faz a diferença na sociedade, formando jovens capazes de ler, analisar e se posicionar frente às diferentes realidades. Para nós, a aprendizagem se dá na perspectiva do desenvolvimento pleno do sujeito e, para isso, consideramos as múltiplas potencialidades e um campo vasto de possibilidades, aprendizagens e formação integral.

O diretor acadêmico do Colégio, Fernando Guidini, conta que a formação dos estudantes do Medianeira se apoia na pedagogia inaciana para ensinar de modo consciente e comprometido. O Colégio trabalha com princípios e valores de amor e serviço, justiça socioambiental, discernimento, cuidado com a pessoa, colaboratividade e sustentabilidade, criatividade e inovação.

“Nesse contexto, nossa missão é promover educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, competentes, compassivos, criativos e comprometidos”, diz o diretor.

Mas, afinal, o que é pedagogia inaciana?

A pedagogia inaciana não é propriamente um método, no sentido rigoroso do termo, mas um enfoque pedagógico que procura auxiliar os estudantes a reconhecerem a sua dignidade e a sua vocação.

No seu processo educativo – formal e não formal – empenha-se em estimular as pessoas a desenvolver ao máximo potencialidades e dimensões, exercendo sua liberdade para atuar com autonomia na transformação da sociedade, solidarizando-se com os demais e também com o meio ambiente.

Segundo Guidini, essa pedagogia tem como base o pleno desenvolvimento nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa de jovens e crianças. “No currículo, trazemos a experiência, a reflexão e ação como passos do método, incluindo e fazendo com que nossos estudantes sejam protagonistas dos processos de aprendizagem”.

O diretor explica ainda que os conteúdos trabalhados em sala de aula sempre estão associados à realidade dos estudantes e às necessidades da sociedade. “Por tudo isso, o êxito da nossa proposta pedagógica não é medido por quem é o indivíduo no dia da formatura, mas pela maneira como nossos formandos comprometem suas vidas nas décadas seguintes, sempre a favor dos demais”, finaliza.

Ícone - Agende uma Visita
Agende uma Visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo