24.02.16

Revitalizações de espaços marcam os 59 anos do Medianeira

Investimentos qualificam diferentes ambientes na busca pela formação integral.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Novas salas do Terceirão ganham ar condicionado e teto rebaixado.

Os 59 anos do Colégio Medianeira, celebrados nesta quarta-feira (24/2), marcam a entrega de reformas e revitalizações de diversos espaços da instituição. As obras são estratégicas na qualificação dos diferentes espaços de aprendizagem do Colégio Medianeira, oferecendo estrutura moderna e adequada para a prática educativa e de convivência entre os diferentes públicos da comunidade escolar.

Enquanto os alunos aproveitavam as férias, o Medianeira se preparava para recebê-los em 2016 com novidades. Entre elas, todas as salas de aulas do Ensino Fundamental ao Médio foram modernizadas e ganharam computadores para o uso pedagógico dos professores. Além disso, as salas do Terceirão foram redesenhadas e receberam a instalação de ar-condicionado e sistema de sim próprio.

Para Fernando Guidini, diretor acadêmico do Colégio Medianeira, as obras e mudanças estruturais são parte de um projeto focado na formação ampla e na inter-relação entre todos os conhecimentos. “O projeto exige estrutura de apoio e suporte pedagógico. As obras estão em função de algo maior. E, a partir do momento que levamos essas obras adiante, temos a certeza que qualificamos esse projeto, o que, por sua vez, resulta em mais e melhor aprendizagem para os nossos alunos”, detalha Guidini.

Acessibilidade

Entre as prioridades do Medianeira na reformulação de seus espaços está acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Rampas de acesso, além da instalação de elevadores – que deverão estar prontos até o final do semestre -, fazem parte da readequação de áreas de uso comum. Segundo Fernando Guidini, é fundamental que o aluno tenha, não apenas o pleno acesso a todos os ambientes do Colégio, mas também condições absolutas de aprendizagem.

“Quando nós pensamos as obras, principalmente para as pessoas portadoras de necessidades especiais, visualizamos a inclusão como parte do projeto pedagógico. Junto às questões do acesso, é preciso mencionar o centro de inclusão que nasce com a perspectiva de trabalhar essa dimensão da aprendizagem”, define.

Gilberto Vieira, diretor financeiro do Medianeira compartilha a preocupação com o acesso de todos os estudantes às dependências do Colégio. “Há algum tempo estamos implantando mudanças dentro das Unidades para atender aos alunos com necessidades especiais”. Segundo Vieira, as mudanças são fruto do olhar pedagógico, seguindo as necessidades acadêmicas. Para Vieira, as obras executadas foram planejadas para atender o projeto de formação integral.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Refeitório utilizado pelos alunos do integral.

Educação alimentar

Todo o espaço da cozinha na Unidade de Educação Infantil foi reformulado, recebendo novos equipamentos e uma equipe designada ao preparo da alimentação dos alunos do período integral, do Maternall II ao 5º ano. A nova estrutura faz parte do plano de educação, importante elemento do ensino integral formulado pela Rede Jesuíta de Educação.

As refeições das crianças passam pela supervisão de um nutricionista, que estará disponível para aulas, bate-papo e atividades de cunho pedagógico. Na visão de Guidini, a implantação da proposta de educação alimentar faz parte um trabalho de contextualização do Colégio Medianeira e da preocupação com a inovação dentro da prática pedagógica.

Qualificação

De forma geral, as mudanças ocorridas dentro do Colégio Medianeira foram pensadas para qualificar todo o processo de aprendizagem. Por isso a importância de estender as obras a todos os departamentos e Unidades, como por exemplo a portaria da portaria da Fase I, na Rua Aquelino Orestes Baglioli, que passou por uma grande reforma, garantindo maior segurança e conforto à comunidade. A sala dos professores do 1º ao 7º ano também foi ampliada e reformulada.

As atividades dos Centros de Arte e Esporte, que durante esta semana realizam inscrições para as oficinas e treinamentos, também receberam atenção especial. O Ginásio I passou por uma grande revitalização, assim como os espaços lúdicos e recreativos do Ensino Fundamental Fase I que também foram redesenhados. Por fim, enriquecendo o diálogo com as novas tecnologias, os alunos dos 6º e 7º anos receberão um laboratório móvel de informática, o que potencializará o trabalho em sala de aula com as múltiplas linguagens.

O Colégio Medianeira agradece a toda comunidade por estes 59 anos de acolhida e compromisso com a excelência humana e acadêmica. E rumo aos 60 anos!

Texto por Jonatan Silva

Fotos Paulinha Kozlowski[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]