16.08.17

Rosely Sayão no Medianeira

A psicóloga conversou com a comunidade educativa a respeito do papel educador da família.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Para Rolsey, diálogo é a chave para uma boa relação entre escola e família. Foto: Paulinha Kozlowski.

A convite da Associação de Pais e Professores (APP), em parceria com o Colégio Medianeira, a psicológica e consultora em educação Rosely Sayão conversou, nesta terça-feira (15/8), com os educadores, as famílias e a comunidade a respeito dos processos pedagógicos tematizando “A Educação começa em casa”.

Para Priscila Louise Leyser Santin, presidente da APP, a presença de Rosely Sayão é uma maneira de celebrar os 60 anos do Medianeira, levando informação e conhecimento de maneira descomplicada. “A Rosely dá dicas bem atuais e relacionadas ao nosso dia a dia. É uma educação voltada à modernidade, sem perder a autoridade de pais”, comenta.

Fernando Guidini, Diretor acadêmico do Colégio, observa a visita da psicóloga como oportunidade para a reflexão sobre o cenário e a cultura em que a comunidade educativa está inserida. Na opinião do educador, a palestra de Rosely Sayão é um diálogo com o Projeto Educativo Comum (PEC), ao fomentar o contexto formativo de pais. “Na dimensão quatro do PEC encontra-se o papel educador das famílias, tematizando a corresponsabilização, a interação e o diálogo e que contribui com a abertura e trocas de experiências entre as famílias e a escola”, explica Guidini.

Nesse sentido, Rosely esclarece que não existe uma fórmula para educar filhos e filhas. “O que existe são princípios e valores. Cada família é uma pequena célula”, resume e completa: “durante décadas nos ensinaram conceitos que aprendemos apenas a repetir e repetir e repetir”.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Palestra foi uma parceria entre o Medianeira e a APP. Foto: Paulinha Kozlowski.

Inter-relação

É fundamental que os vínculos e laços entre as famílias e a escola sejam pautados pela parceria. Segundo Santin, proporcionar oportunidades de novas aprendizagens visando a educação dos estudantes coloca em prática esse compromisso de colaboração.

A opinião é partilhada pelo Diretor Acadêmico, que destaca o caráter humano da formação do Colégio Medianeira. “É nessa inter-relação que acontece o contato, o convívio, as reações. É nesse processo que todos nós crescemos por meio de uma atitude de abertura. Temos de escutar o outro e caminhar juntos naquilo que é o princípio que nos une: a formação integral de homens e mulheres para e com o demais”, resume.

Segundo Sayão, o relacionamento entre as famílias e as escolas deve ser pautado na justiça mútua por meio do entendimento e do pacto em prol de um mesmo objetivo.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A visita de Rosely Sayão foi um momento de trocas de experiências e vivências. Foto: Paulinha Kozlowski.

Parceria

A APP desempenha o importante papel de criar pontes entre o colégio e as famílias, fortalecendo a relação e auxiliando nos processos que constituem a comunidade educativa. De acordo com Guidini, é preciso estabelecer parcerias e interagir com as propostas de trabalho idealizadas pela APP. “Estamos todos imbuídos daquilo que é o princípio educativo maior. Termos essa representação é um exercício de diálogo e de aprendizagem”, ressalta.

Como nos ilumina o PEC, n. 104, a APP é uma ferramenta que trabalha em favor da missão da Companhia de Jesus e da Rede Jesuíta de Educação (RJE), promovendo a cooperação, a participação e a colaboração de todos e de todas para a formação de estudantes competentes, conscientes, compassivos e comprometidos.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]