28.07.17

Semana Inaciana 2017

Em homenagem ao fundador da Companhia de Jesus, o Medianeira preparou diversas comemorações.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Detalhe do mural de azulejos confeccionado pelo educador Marcelo Weber. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

Para celebrar o dia de Santo Inácio (23 de outubro de 1491 – 31 de julho de 1556), comemorado na próxima segunda-feira (31/7), o Colégio Medianeira preparou a Semana Inaciana (de 24 a 31 de julho), propondo tempos e espaços para o conhecimento da vida e da obra do fundador da Companhia de Jesus. Essa é também uma oportunidade de ressignificar o legado de Inácio de Loyola, inspiração e fundamento da Educação Jesuíta.

Carlos Alberto Jahn, Diretor Geral do Medianeira, relembra que Santo Inácio sempre observou a educação como uma ferramenta para fazer de homens e mulheres pessoas humanamente melhores, construindo soluções para a sociedade na qual estão inseridos. “Por isso, voltar a refletir sobre a interioridade do ser humano, nossa relação de reconciliação com Deus, com o outro e com a natureza é importante. São ensinamentos que nos impulsionam a servir, a ser com e para os demais”, explica.

Para Isabel Piccinelli, responsável pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SOREP) dos 6º e 7º anos, a Semana Inaciana é uma experiência prática de aprendizagem e troca de conhecimento por meio de diversas atividades e em várias linguagens, colocando em evidência a missão e a identidade da Companhia de Jesus. “São ações envolvendo artes plásticas, a música, a leitura, a meditação e que colocam a comunidade educativa em contato com os ensinamentos de Santo Inácio”, esclarece.

Legado

O pensamento inaciano compreende que o sujeito deve ir além da superficialidade e deve estar focado no convívio com os demais, sempre pautado pelo respeito, pelo diálogo e pela abertura ao novo. Nesse sentido, de acordo com Jahn, Santo Inácio foi um homem que, como poucos, soube ler seu tempo para colocar-se à frente dele.

“O grande legado de Inácio de Loyola foi compaginar o humanismo social cristão com a razão tecno-científica que dá sinais com o Renascimento e se aprofunda na Modernidade. Na atualidade, a Pós-Modernidade traz aprofundamentos desta saudável tensão, com os muitos déficits que a pura aposta numa direção ou noutra trouxeram. Na minha opinião, a atualidade da perspectiva inaciana está no mergulhar neste mundo que nasce, com esperança. O mundo que emergirá é construção e deveria ser um espaço em que todas e todos possam viver com dignidade”, resume.

Por esse prisma, como afirma Fernando Guidini, Diretor Acadêmica do Medianeira, a proposta pedagógica do Colégio fortalece as relações entre os tempos e os espaços de aprender, buscando compreender a totalidade humana e a diversidade de contextos – enaltecendo as formas de aprender por meio das dimensões cognitiva, socioambiental e espiritual-comunitária.

Lideranças inacianas

As lideranças inacianas do Medianeira têm papel fundamental na transmissão e no exercício prático de pensar e ressignificar as ideias e os ideais deixados por Santo Inácio. Na visão de Fernando Guidini, lideranças inacianas “são aquelas pessoas que compreendem a liderança como serviço, que colocam em prática sua autoridade tendo à frente o espírito de discernimento, acolhida e escuta, partilhando dons e capacidades”.

As expressões que constituem uma liderança inaciana fazem sentido apenas se compreendidas sob a luz dos ensinamentos de Jesus Cristo, fundamentos inegociáveis na construção da identidade de uma instituição de educação básica Jesuíta.  “O Medianeira assume este ideal inaciano sempre que refletir a busca incessante pela excelência humana e acadêmica, almejando a construção de um mundo mais solidário”, explica Sidney Mayer, responsável pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral dos 8º e 9º anos.

Aprendizagem integral

Ao viabilizar a aprendizagem experenciada por meio do trabalho com as dimensões espiritual, cognitiva e ética, o Medianeira coloca em exercício aquilo que o Projeto Educativo Comum (PEC), N. 36, afirma como sendo a construção do conhecimento de diversas maneiras e para toda a vida.

Como parte da programação da Semana Inaciana, os estudantes de cada série participarão de atividades específicas elaboradas pelas Unidades de Ensino. Como atividade de contraturno, o educador e artista plástico Marcelo Weber oferecerá uma oficina de pintura em cerâmica (os detalhes para inscrições serão anunciados em breve). O Sinal Musical na Fase I e na Fase II irá tematizar a data.

Comemorando o dia de Santo Inácio e também os 60 anos do Medianeira, o Colégio oferece a toda a comunidade educativa uma celebração eucarística no dia 29 de julho (sábado), às 18h, na Paróquia Imaculada Conceição (R. Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 244, Guabirotuba).

Para conhecer um pouco mais sobre a vida de Santo Inácio, clique aqui e leia o material biográfico preparado pelo Jesuítas Brasil. Acesse aqui também o livro preparado pelo Colégio Medianeira com participação de alunos, Santo Inácio de Loyola: um peregrino de Deus nos caminhos da vida.

A Semana Inaciana é mais uma iniciativa do Medianeira, e da Rede Jesuíta de Educação (RJE), para a formação de sujeito competentes, conscientes, compassivos e comprometidos, capazes de ver o mundo com um olhar mais justo e fraterno.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo