Semana Inaciana 2018
Em homenagem ao fundador da Companhia de Jesus, o Medianeira preparou diversas comemorações.
Por Jonatan Silva
O Colégio Medianeira celebra, entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, a Semana Inaciana, propondo tempos e espaços para o conhecimento da vida e da obra de Inácio de Loyola (23 de outubro de 1491 – 31 de julho de 1556), fundador da Companhia de Jesus. Tendo como ponto de partida o dia de Santo Inácio, comemorado na terça-feira (31/7), as atividades desenvolvidas ao longo da semana são um convite à reflexão e à inspiração no legado de Inácio.
Para P. Marcelo Pereira da Costa, coordenador do Centro de Formação Cristã e Pastoral do Medianeira, a Semana Inaciana é um resgate da memória de um personagem fundamental para a história da Igreja e universal. “O legado maior de Santo Inácio foram os Exercícios Espirituais, uma experiência pessoal dele. Dos Exercícios é que surgiram as missões e a Companhia”, comenta.
Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Medianeira, vê em Santo Inácio o exemplo de comprometimento com a fé e com os demais. Para o educador, os ensinamentos de Inácio devem ser seguidos muito mais por obras e ações que por palavras.
“Hoje, mais do que nunca, precisamos de pessoas com uma cosmovisão ampla, abertas ao novo e ao diverso que nos rodeia. Precisamos de pessoas comprometidas com a causa comum da vida, conscientes de que a fé que professamos é dever de justiça, competentes e em vista do Magis na diversidade de dimensões e situações da existência, compassivas consigo, com o outro, com o espaço em que vivem, com Deus”, reflete.
Lideranças inacianas
O pensamento de Santo Inácio está imortalizado ao permitir a abertura ao novo, às descobertas e, em suma, ao conhecimento adquirido por meio de vivências e experiências. Isto explica o modo de proceder do Medianeira, colocando o foco da Aprendizagem Integral no sujeito, isto é, o estudante. Como explicou Fernando Guidini, a proposta pedagógica do Colégio fortalece as relações entre os tempos e os espaços de aprender, buscando compreender a totalidade humana e a diversidade de contextos – enaltecendo as formas de aprender por meio das dimensões cognitivas, socioambiental e espiritual-comunitária, formando também pessoas capazes de identificar-se como lideranças inacianas.
De acordo com Guidini, pautadas pela visão de mundo de Inácio, as lideranças são peças indispensáveis para a comunidade educativa, trazendo à tona questões que norteiam o cotidiano escolar como: qual está sendo nosso posicionamento, nosso comportamento, nosso modo de ser, pensar e agir? Como estamos sendo mais e melhor? Como nos colocamos a serviço? Em que ou em quem estamos fundamentando nossa existência? A figura dos líderes representa o exercício da compassividade e do comprometimento com o bem comum e a busca pela excelência acadêmica e humana.
Atividades
A Biblioteca P. Oswaldo Gomes está com uma programação especial para a Semana Inaciana. Na Fase II, além da criação de um espaço de espiritualidade para a meditação dos Exercícios Espirituais, serão exibidos curtas-metragens que contam a vida de Santo Inácio. A Fase I promoverá a contação de história, para as turmas dos 1º e 2º anos, tematizando as vivências e experiências de Inácio que o levaram a fundar a ordem. As crianças do Fundamental I assistirão a filmes biográficos.
Segundo Mário Borges, responsável pela Biblioteca do Colégio, a participação do setor na Semana Inaciana sinaliza movimentos em prol de uma educação mais plural e centralizada no protagonismo do estudante. “Acredito que a biblioteca seja um espaço dinâmico e integrado à escola que desempenha sua função de agente educacional e, neste sentido, adapta-se aos sinais dos tempos, na busca de formar homens e mulheres competentes, conscientes e solidários para a construção de uma sociedade justa, com base nos aspectos do pensamento pedagógico inaciano. É o Magis inaciano que nos leva a superar as estruturas injustas e propor sempre o mais e melhor em nossa prática pedagógica.”
O Centro de Artes promoverá intervenções artísticas, por meio da Oficina de Teatro, trabalhando a biografia de Santo Inácio. O anfiteatro Ir. Vicente Slany será palco para a exibição do filme Ignacio de Loyola, dirigido por Paolo Dy. A sessão acontece na terça-feira (31/7), às 14h. A Laboratório de Jogos contará com experiências lúdicas temáticas aos ideais de Inácio.
O show Medianeira Nossa Música, em comemoração aos 60 anos do Colégio, será apresentado na sexta-feira (3/8), às 19h, também no anfiteatro. A exibição contará com a presença dos artistas que participaram da gravação, realizada em novembro de 2017.
Socioambiental
Como parte da programação da Semana Inaciana, e marcando a abertura do 2º semestre, o Colégio Medianeira receberá, no quarta-feira (1º/8), o P. José Ivo Follmann, Secretário para a Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) e Diretor de Assistência Social da Associação Antônio Vieira (ASAV).
Tematizando a “Justiça socioambiental para a Educação Básica”, P. José Ivo conversará com os educadores sobre a importância da responsabilidade ambiental em diálogo com a reconciliação, visando um mundo possível de solidariedade, compassividade e atenção ao outro.
Carlos Alberto Jahn, Diretor Geral do Medianeira, visualiza a visita do P. José Ivo como experiência fundamental para que a comunidade conheça o marco orientador da Rede Jesuíta de Educação (RJE) no que diz respeito à sustentabilidade em termos de projetos e inspiração para a comunidade educativa.
“O Medianeira tem muitas práticas de responsabilidade socioambiental. Refletir sobre o tema Justiça Socioambiental na Semana Inaciana nos conecta com a missão da Companhia de Jesus. Nossa comunidade e nossos sempre-alunos somos convidados a nos somar ao tríplice apelo: 1) o reconhecimento profundo da dignidade de todos os seres humanos; 2) a superação das exclusões sociais; 3) o cuidado dos ecossistemas e da vida o futuro da nossa casa comum. Será um dos grandes eventos do ano!”, comenta Jahn.
A Semana Inaciana é mais uma iniciativa do Medianeira para a formação de sujeito competentes, conscientes, compassivos e comprometidos, capazes de ver o mundo com um olhar mais justo e fraterno.