24.03.23

Semana Santa Jovem no Colégio Medianeira

O evento começa na Quinta-feira Santa e segue até o Domingo de Páscoa

Semana Santa Jovem no Colégio Medianeira

O objetivo da Semana Santa Jovem (SSJ) é oferecer aos estudantes uma vivência de fé em comunidades rurais na região metropolitana de Curitiba. Para isso, foi criada uma programação com atividades culturais, sociais e religiosas, como visita ao Mosteiro das Monjas Beneditinas, brincadeiras com as crianças da comunidade, interação entre os estudantes, missas e muito mais.

A SSJ é aberta para todos os estudantes do Ensino Médio, mas as vagas são limitadas. Além disso, após a inscrição, o Centro de Formação Cristã e Pastoral fará uma entrevista para conhecer mais sobre as motivações dos jovens.  Na edição desse ano, a experiência acontecerá na Comunidade Campestre dos Paulas, Retiro e Colônia Lima, todas localizadas no município de Mandirituba.

O coordenador da Pastoral, Padre Agnaldo S.J, comenta sobre a importância de fazer o evento em comunidades rurais. “Atualmente, nas cidades grandes, a tradição da Páscoa se perde entre os jovens, em razão do próprio dinamismo da vida. Mas a comunidade tem essa experiência muito mais marcante, seja na alimentação, nos sentimentos ou até na tradição das confissões. E tudo isso é impactante para cada um”, lembra.

Uma prova viva dessa experiência enriquecedora é o Sempre-Aluno Nickolas, que participou nove vezes da Semana Santa Jovem, de 2011 até 2019. Ele conta que ainda tem contato com as pessoas da comunidade, que são carinhosamente chamadas de família, e leva os ensinamentos dessa experiência até hoje, seja no modo como vê o mundo ou trata as pessoas.

Além disso, Nickolas também tem boas histórias para contar. “Eu lembro de uma senhora de 90 anos que não tinha família na comunidade. Ela morava a uma quadra da igreja e era bem religiosa, mas tinha problemas de locomoção, por isso, há 15 anos não recebia a hóstia. Nós nos organizamos para levá-la até uma missa, ela ficou muito emocionada e todos os estudantes também”. Depois dessa ação, a comunidade passou a se planejar para que toda semana a senhora pudesse visitar a igreja.

Dessa forma, fica claro que os representantes do Colégio não apenas levam o conhecimento para a comunidade, como também aprendem com ela. “Testemunhar a fé do outro, também faz crescer a nossa fé”, comenta o padre.

Programação da Semana Santa Jovem

Data Hora Atividade

Quinta feira

07:30 Saída (conferir e organizar materiais).
09:00 Mosteiro
11:00 Saída para as comunidades
11:30 Chegada na comunidade / apresentação das Famílias (Oração e Orientações – coordenadores)
12:00 Almoço nas casas
13:30 Reunião com as lideranças da comunidade, preparação das celebrações
16h00 Convivência nas casas
20:00 Cerimônia de Lava-pés (Organizar Lava Mãos)
21:30 Adoração do Santíssimo (opcional de acordo com a escolha da família)

Sexta feira

07:30 Oração da Manhã – Liturgia (Na Capela)
08:30 Saída para visita a instituições
11:30 Retorno
12:00 Almoço nas casas + Convivência
14:00 Adoração do Santíssimo
15:00 Adoração a Cruz + Procissão
17:30 Retorno e convivência nas casas
19:00 Atividades nas comunidades (Terceira Idade/Jovens…)
21:30 Retorno as Casas

O8 de abril

07:30 Oração da Manhã – Liturgia (Na Capela)
08:30 Início das atividades com as crianças/jovens
10:30 Lanche com as crianças
11:30 Término das atividades com as crianças
12:00 Almoço nas casas
16:00 Convivência nas casas
18:30 Missa do Fogo
19:00 Celebração Sábado de Aleluia
21:00 Momento de oração e avaliação (com equipe na capela)
21:30 Retorno as Casas

06:00 Oração da manhã e despedida
06:30 retorno ao Colégio
07:30 chegada no Colégio e partilhas
08:30 Missa de Pascoa no Colégio
10:00 Café da manhã Pascal – partilhado

Os estudantes serão separados em duplas e ficarão hospedados na casa de representantes dessas comunidades, contando com o apoio dos educadores, jesuítas e Sempre-Alunos do Colégio Medianeira. A disposição em duplas é pensada para estimular o cuidado com o outro, mas também tem relação com a bíblia. “Quando Jesus enviava seus discípulos em missão, nunca enviava sozinho, sempre em duplas”, lembra Padre Agnaldo.

O jesuíta também comenta que a fé é muito abstrata para ser explicada, por isso ela precisa ser vivida. “A fé é uma experiência, os jovens acham que coisas relacionadas a igreja ou religião são para pessoas mais velhas. Mas quando eles veem essa exposição de fé traduzida em algo dinâmico e alegre, eles conseguem entender melhor e sentir”.

Semana Santa Jovem do Colégio Medianeira

Quando: De 06 a 09/04
Onde: Comunidade Campestre dos Paulas, Retiro e Colônia Lima (Mandirituba)
Inscrições: https://bit.ly/inscricao-semana-santa-jovem

Simbolismo da Semana Santa

A Semana Santa tem um forte simbolismo para o cristianismo, afinal é o episódio que traz toda a memória de um evento fundador, ou seja, da origem do catolicismo. “Podemos dizer que todas as atividades decorrentes do processo de cristianismo são inspiradas nesse memorial fundador”, comenta Agnaldo.

A palavra “Páscoa” se origina do hebraico Pessach/Pesach e significa “a passagem”. O Padre explica que é a passagem da morte para a vida, a ressureição, por isso é símbolo de esperança. Como essa festividade tem origem judaica, nessa data é comemorada a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito. E Jesus renova esse significado, trazendo a ressureição como um novo motivo de comemoração.