22.03.24

Caminho da Fé: explorando os significados da Semana Santa

Conheça mais sobre esse período tão importante da história cristã

Caminho da Fé: explorando os significados da Semana Santa

A Semana Santa inicia no Domingo de Ramos e segue até o Domingo de Páscoa. Para que você entenda a importância desse período especial, o Centro de Formação Cristã e Pastoral preparou um texto sobre o significado dos principais dias que formam a Semana Santa.

Em nossa Comunidade Educativa, buscamos vivenciar esse período com atividades que visam promover a espiritualidade, o serviço aos outros e a solidariedade, reforçando os valores fundamentais da nossa educação jesuíta.

Domingo de Ramos

A Semana Santa se inicia com a celebração de Domingo de Ramos. Nesse dia, celebra-se a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição. O Domingo de Ramos é chamado assim porque o povo, no tempo de Jesus, cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Filho de Deus passaria montado num jumento.

A liturgia desse dia coloca cada pessoa perante o relato da paixão de Jesus, pois a celebração de Ramos não é somente uma repetição da cena evangélica, mas memória da fé e da vitória de Jesus Cristo e, também, momento de cada pessoa manifestar a sua esperança, de renovar e fazer florescer a fé na ressurreição. Ao celebrar Ramos peçamos a graça de estar atentos ao modo como Jesus se posiciona perante portas e corações fechados, Ele permaneceu fiel e obediente ao Pai.

Quinta-feira Santa

Na Quinta-feira Santa, como comunidade de fé, vivenciamos duas grandes celebrações cada uma com significado e momentos únicos: pela manhã a instituição do ministério sacerdotal e nesta mesma liturgia a unção dos santos óleos; à noite a instituição do Mandamento do Amor e da Eucaristia. Com essa celebração da noite, chamada de última ceia do Senhor ou Missa de Lava-pés, encerra-se o período da quaresma e se dá início ao chamado Tríduo Pascal.

Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto, essa celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia.

Sexta-feira Santa

Celebramos na Sexta-feira Santa a Paixão do Senhor. Após reunir-se com seus amigos para a ceia, Jesus é traído e capturado por um destacamento romano. Inicia-se, então, uma via dolorosa. Levado ao sinédrio, sofre blasfêmias de todo tipo, é acusado de rebeldia contra a religião da época e agitador político. Condenado por vontade dos homens, Jesus começa sua Via-Crúcis, o caminho longo e doloroso da cruz até o lugar da sua execução. Crucificado no Calvário, entre ladrões, sendo zombado por soldados e judeus que ali passavam, abandonado por seus discípulos, Jesus entrega seu espírito e morre.

Fazemos memória dessa entrega total, fruto de um amor que transborda. Deus toma sobre si nossas enfermidades e nossas dores (Is. 53:4). Somos convidados, enquanto comunidade de fé, a guardar o silêncio, o jejum, a oração durante o dia, não como uma tristeza profunda e cega, mas como reverência esperançosa, meditando sua entrega e seu ato de nos amar até o fim. 

Sábado de Aleluia

Celebramos o Sábado de Aleluia, o último dia da Semana Santa, que antecede a Páscoa. É um dia de alegria e de espera, pois marca o fim do tempo de luto e de dor da Semana Santa e anuncia a chegada da vida nova em Cristo. Nesse dia celebramos a Vigília Pascal, na qual a liturgia recorda toda a caminhada do povo de Israel, aguardando o Messias. É a noite Santa, quando Jesus é apresentado como o verdadeiro Messias e Salvador.

A Vigília Pascal transforma a noite mais clara que o dia e nos impulsiona a irmos ao encontro do Senhor Ressuscitado, Luz do Mundo, representado pelo Círio Pascal, para vê-Lo e acreditar na vitória da vida sobre a morte. A Ressurreição de Jesus, que torna o Sábado Santo, uma Noite de Luz.

Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa celebramos a mais significativa festividade cristã: a ressurreição de Jesus Cristo. É um momento único em que renovamos nossa fé na vitória da vida sobre a morte. No Domingo de Páscoa celebramos a esperança e a promessa de vida eterna. Este dia representa a culminação da Semana Santa e nos convida a compartilhar a alegria da ressurreição, renovando nossa fé e nossa convicção na mensagem de amor e redenção de Cristo. Que a luz e a alegria da Páscoa encham os corações de todos com paz, amor e esperança.

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo