31.03.22

Seminário de estudos e formação continuada

O encontro foi o primeiro presencial do ano.

Seminário de estudos e formação continuada

No último sábado (26/3), os educadores do Colégio Medianeira reuniram-se para uma manhã de estudos no primeiro seminário formativo do ano. Durante a manhã, puderam aprofundar questões relacionadas às aprendizagens dos estudantes, contexto, planejamentos trimestrais, pesquisa e inclusão escolar.

A organização desse momento ficou a cargo das equipes pedagógicas. Os educadores reuniram-se em colegiados de séries, unidades e centros, com pautas específicas de acordo com as faixas etárias com as quais trabalham.

Segundo Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Colégio Medianeira: “Acreditamos que propostas pedagógicas não se fazem por decretos. Elas dependem de planejamento, estudo, discussão e acordos coletivos. Na perspectiva inaciana, envolvem sujeitos, tempos e espaços do aprender. O seminário de estudos desse sábado retrata o compromisso do Colégio Medianeira para com a sua comunidade escolar, pautado pela excelência tão característica da educação jesuíta.”

Esse seminário foi, após dois anos, o primeiro seminário presencial, com todos os educadores reunidos novamente num só momento, por uma causa comum.

Para Juliana Heleno, Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental I: “Apesar de termos aprendido muito com as reuniões virtuais, é inegável que estudar e discutir presencialmente tem um outro sabor. Ocupar o espaço físico do Colégio, olhar nos olhos uns dos outros e partilhar do mesmo alimento são oportunidades ímpares. Porque o Colégio é lugar de trabalho, mas também é lugar de encontro e isso ficou muito claro neste seminário.”

Sabemos que professores bem formados fazem toda a diferença em sala de aula, por isso a instituição investe em formação de qualidade, com pertinência acadêmica.