20.02.25

Sempre-aluno representou sua universidade jesuíta na COP29 no Azerbaijão

Do Medianeira à Conferência das Nações Unidas: a jornada de Gustavo Cardona e Almeida.

Sempre-aluno representou sua universidade jesuíta na COP29 no Azerbaijão

O Sempre-aluno Gustavo Cardona e Almeida sempre demonstrou interesse por economia e sustentabilidade. Foi no Colégio Medianeira e em diversas aulas de campo que ele descobriu sua vocação. Hoje, como estudante da Boston College, esse interesse se transformou em conquista: ele foi selecionado para participar da COP29, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, realizada em novembro de 2024. 

Gustavo é formado em Ciências Econômicas e Negócios Internacionais pela PUCPR e mestre em Negócios Internacionais na St Mary’s University em Londres na Inglaterra (2022). Atualmente é aluno e pesquisador na Boston College em Chestnut Hill, nos Estados Unidos, onde atua desenvolvendo pesquisas nas áreas de Meio Ambiente e Energia. “Sempre tive o sonho de estudar na Boston College, e muito disso veio da influência que o Medianeira teve na minha vida. Além de ser uma universidade incrível, tem essa conexão com a educação jesuíta, algo que sempre fez parte da minha trajetória e do meu caráter”, comenta. 

No Colégio Medianeira, Gustavo participava de diversas atividades, incluindo a ONU Colegial. “Durante esse tempo, acompanhei o dia a dia dos vereadores de Curitiba e dos deputados estaduais do Paraná. Foi ali que comecei a perceber a importância dos agentes públicos e como as decisões deles afetam diretamente nossa realidade”, relembra Gustavo. 

Trajetória acadêmica 

Sua trajetória acadêmica teve um marco importante em 2021, enquanto estudava em Londres. Durante esse período, ele ficou impressionado com o quanto seus professores enfatizavam a importância das agendas climáticas nas políticas públicas, especialmente no contexto da recuperação do Reino Unido após a pandemia de COVID-19. Motivado por esse tema, Gustavo decidiu se aprofundar nas questões climáticas e tornar-se um agente de mudança.  

Em Boston, começou a investigar o consumo de petróleo e combustíveis fósseis nos Estados Unidos e acabou conhecendo o Schiller Institute, um centro de pesquisa em sustentabilidade do Boston College. Descobriu que, anualmente, a instituição seleciona um grupo de alunos para participar da conferência da ONU. Motivado pela oportunidade, decidiu se candidatar. Entre 300 candidatos, apenas 13 foram escolhidos — e Gustavo estava entre eles. 

Planos para o futuro 

Gustavo está entusiasmado em participar da COP30 que acontecerá no Brasil, em novembro de 2025. “Será um desafio enorme, mas também uma grande oportunidade para avançarmos em temas fundamentais. E, claro, estar no Brasil torna tudo ainda mais especial!”. 

O objetivo do Sempre-aluno é trabalhar como economista com foco em finanças climáticas, ajudando e projetando políticas e soluções para os desafios do mundo. Seu compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável é uma inspiração e reflete os valores do Colégio Medianeira com uma educação de excelência e a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, comprometidos e criativos. 

Ícone - Visitas
Visitas
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo